Home/Pesquisa e Conhecimento/Docentes Pesquisadores/Bianca Margarita Damin Tavolari

Bianca Margarita Damin Tavolari

Perfil de Bianca Margarita

E-mail: BiancaMDT@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Professora em tempo integral e em dedicação exclusiva no Insper, onde leciona nos programas de Graduação em Administração e integra o núcleo docente responsável pelo projeto do curso de Graduação em Direito. É membro do Núcleo de Direitos e Liberdades e coordenadora do Núcleo de Questões Urbanas do Centro de Regulação e Democracia do Insper. É uma das coordenadoras da pesquisa empírica sobre “Ações Possessórias e Conflitos Coletivos”, financiada pelo Conselho Nacional de Justiça.

É doutora e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É graduada em Direito e em Filosofia, ambos pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), vinculada ao Núcleo Direito e Democracia, associada ao Projeto Temático “Esfera Pública e Reconstrução: Sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica”.

Foi pesquisadora do Laboratório de Direito à Cidade e Espaço Público (LabCidade) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi consultora do Banco Mundial para a repressão a carteis no Brasil. Na graduação em direito, foi bolsista do programa PET-Sociologia Jurídica, vinculada à Sesu/MEC.

Atualmente, dedica-se ao estudo de questões urbanas e direito, direito à cidade, movimentos sociais urbanos, economia urbana do compartilhamento, direito e Teoria Crítica, com especial ênfase em autores que tratam da relação entre direito e as transformações estruturais da democracia, como Franz Neumann, Otto Kirchheimer e Jürgen Habermas.

Área de Pesquisa : Direito, Filosofia, Sociologia.