Adriana Bruscato Bortoluzzo

E-mail: AdrianaB@insper.edu.br

Acesso ao Currículo Lattes

Adriana Bruscato Bortoluzzo é Doutora em Estatística pela USP, com mestrado e bacharelado também em Estatística pela mesma Universidade. Começou no Insper em 1999 como professora em tempo parcial até 2009, quando se tornou professora assistente e, desde 2016, é professora associada, também dedicada à pesquisa. É, ainda, coordenadora do Programa de Iniciação Científica do Insper (PIBIC) e de Monografia (graduação em Economia).

É membro do Centro de Finanças, onde desenvolve pesquisas de apreçamento de ativos e derivativos, finanças corporativas, gestão de carteiras e governança corporativa. Atua como consultora em Estatística para empresas de diversos setores, em especial, UNIFESP, USP, TAM e Évic Brasil. Mantém parceria em projetos com a Insper Jr. e é autora de casos para estudo em sala de aula nas disciplinas de Estatística e Econometria.

Tem artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais, como Brazilian Administration Review (BAR), Estudos Econômicos, Brazilian Finance Review e Revista de Adminstração da USP (RAUSP); e internacionais, como Emerging Markets Finance & Trade e Journal of Applied Statistics. Atualmente, dedica-se a pesquisas em análises de fusões e aquisições brasileiras e cross border, em estimação de custo de capital e otimização de estrutura de capital de empresas no Brasil, além de se dedicar a diversos temas de Estatística Aplicada.

Leciona Estatística e Econometria (Graduação), Econometria e Multivariada (Mestrado) e Métodos Quantitativos (MBA).

Área de Pesquisa : Econometria e Séries Temporais, Estatística Aplicada com ênfase em Análise Multivariada, Fusões e Aquisições e Finanças Corporativas, Modelos para análises na área da saúde (metanálise).