Núcleo de Estudos Contábeis

Voltar para o Centro de Regulação e Democracia

O Núcleo de Estudos de Contábeis (NEC) dedica-se à geração de conhecimento acerca da regulação contábil e seus efeitos no mercado, bem como da aplicação da técnica contábil e de finanças na prática empresarial. Com base no monitoramento de leis e normas infra legais de inúmeros órgãos e de questões contábeis e financeiras relevantes do mercado atual, o NEC objetiva a geração de notícias com análises críticas, textos didáticos, estudos normativos, casos de estudos e manuais de boas práticas, entre outros, voltados ao mercado profissional, bem como eventos abertos ao público.

A sua atuação é interdisciplinar, considerando as interfaces da Contabilidade com o Direito Tributário, Direito Societário, Economia, Finanças e Jornalismo (contabilidade como forma de comunicação).Como parte de sua atuação, o NEC promove, em parceria com a FGV, os encontros do GEDEC (Grupo de Estudos em Direito e Contabilidade). Também promove o evento Accounting Update , com discussões técnicas contábeis sobre questões atuais que carecem de estudos. Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

Prof. Dr. Eric Aversari Martins
Coordenador Geral – Insper
Coordenador de Contabilidade e Finanças e professor do Insper. Pós-Doutor em Contabilidade pela UFES. Doutor em Contabilidade pela FEA/USP. Mestre em Musicologia pela ECA/USP. Bacharel em Contabilidade pela FEA/USP. Consultor e Parecerista Contábil. Membro titular de Comitê de Auditoria e Conselho Fiscal.

Prof. Dr. Eliseu Martins
FEA/USP-SP e FEA/USP-RP
Professor Emérito das duas Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – São Paulo e Ribeirão Preto, tendo sido diretor de ambas. Parecerista Contábil e autor de diversos livros na área contábil. Fundador, Membro e Convidado Emérito do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ex-Diretor da Comissão de Valores Mobiliários por duas gestões. Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central.

Prof. Dr. Alexsandro Broedel Lopes
Insper e FEA-USP
Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores do Itaú Unibanco. Professor Titular de Contabilidade e Finanças da FEA-USP. Professor convidado do Insper. Trustee da IFRS Foundation. É Chartered Management Accountant (FCMA, CGMA), Graduado em Direito e Contabilidade pela USP e PhD em Accounting and Finance pela Manchester Business School. Foi Diretor da Comissão de Valores Mobiliários. Possui diversos livros e artigos técnicos publicados no Brasil e exterior.

Prof. Dr. Guillermo Oscar Braunbeck
FEA-USP
Professor-Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) e da Fundação Getúlio Vargas (EAESP). Controlador-Geral Adjunto da Universidade de São Paulo. Consultor e Parecerista em temas de Contabilidade Financeira e Auditoria. Membro votante do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Membro titular e suplente de diversos conselhos fiscais. Doutorado pela FEA/USP e Economista pela Unicamp. Ocupou de 2011 a 2014 o cargo de gerente de projetos no International Accounting Standards Board (IASB). Participa em diversas iniciativas de promoção de relatórios financeiros de alta qualidade para entidades do setor privado e público, incluindo projetos para o Conselho Federal de Contabilidade, Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Banco Mundial, Nações Unidas (UNCTAD) e o Tesouro Nacional.

Prof. Dr. Eduardo da Silva Flores
FEA/USP-SP
Professor-Doutor no Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Membro do Laboratório de Contabilidade Internacional em pareceria com a EAC/USP. Alternate member – The International Integrated Reporting Council – The IIRC (London – UK). Consultor e Parecerista em assuntos de natureza contábil e financeira. Membro de Conselhos Fiscais. Doutor e Pós-Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestre em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP. Pós-Doutor em Finanças pela EAESP – FGV. Bacharel em Ciências Atuariais pela FEA-USP (2018).