Núcleo de Questões Urbanas

Voltar para o Centro de Regulação e Democracia

O Núcleo de Questões Urbanas tem por objetivo olhar para as cidades a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que coloque as complexidades da vida urbana contemporânea no centro do debate. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo pretendem contribuir para análises teóricas e empíricas do campo amplo dos estudos urbanos, especialmente em suas conexões com o direito.

Bianca Tavolari (coordenadora) é professora do Insper. É bacharel em Direito e Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Coordena a seção “As cidades e as coisas” na revista Quatro Cinco Um.

Henrique Yu Jiunn Wang é doutorando em Economia pelo Insper.

Lara Cavalcante é arquiteta urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Laryssa Kruger é gestora de políticas públicas (USP), especialista em Habitação Social (Escola da Cidade) e mestra em Urbanismo (USP). Atualmente é aluna no Mestrado Profissional em Políticas Públicas do Insper.

Leticia Carvalho Silva é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e foi integrante do Programa de Ensino Tutorial (PET) Sociologia Jurídica.

Ligia Bariani é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e foi integrante do Programa de Ensino Tutorial (PET) Sociologia Jurídica.

Luciana Maselli é internacionalista com ênfase em Relações Governamentais (ESPM-SP) e atualmente é aluna no Mestrado de Políticas Públicas do Insper.

Marcella Puppio é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e foi integrante do Programa de Ensino Tutorial (PET) Sociologia Jurídica.

Maria Clara de Azevedo Morgulis é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Economia pelo Insper. Interesse de pesquisa nas relações entre Direito e Economia.

Pedro Rezende Mendonça é arquiteto urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e pesquisador do LabCidade.

Rafael Pucci é aluno de quinto ano da linha de Microeconomia Aplicada do doutorado do Insper. Interesses de pesquisa em Desenvolvimento e Economia Urbana.

Rodrigo Moita é professor do departamento de economia da FEA-USP.  Possui graduação e mestrado em economia pela Universidade de São Paulo e doutorado em economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Sua pesquisa é na área de organização industrial e regulação com foco principal em energia e mobilidade urbana. 

Saylon Alves Pereira é graduado em Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. É mestre e doutorando em Direito na Fundação Getúlio Vargas/SP.

Vitor Nisida é arquiteto urbanista, mestre em habitat pela FAU USP e pesquisador do Instituto Pólis. Também integra o coletivo de pesquisa LabLaje.