Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Regulação e Democracia – CRD/Núcleo de Análise Econômica do Direito

Núcleo de Análise Econômica do Direito

Voltar para o Centro de Regulação e Democracia

O núcleo tem como atividade o uso da análise econômica para estudos de temas diversos e variados do Direito, de maneira teórica e/ou aplicada. O objetivo é estudar de maneira rigorosa e fundamentada problemas brasileiros sob uma perspectiva jurídica e econômica, chegando à proposta de soluções. O enfoque das pesquisas do núcleo será sempre pautado na observação de dados e informações da realidade, ou seja, uma perspectiva empírica, mas sem perder o embasamento teórico e conceitual da análise econômica.

Os objetos de estudo podem ser os mais variados do Direito. Como parte de projetos já em andamento, podemos exemplificar, dentre outros: eficiência/produtividade das cortes; organização, governança e boas práticas de gestão judicial e organizações públicas do direito (MP, delegacias, tribunais de conta, auditorias públicas, etc.); mensuração de impactos econômicos de decisões judiciais; mensuração de impactos econômicos de normas jurídicas; avaliação de impacto regulatório (AIR); tendências e dinâmica de decisões judiciais.

Membros internos

Luciana Yeung (coordenadora)