Indicadores e Publicações

Centro de Estudos em Negócios

Projetos, relatórios de pesquisa acadêmica, working papers e white papers, entre outros derivados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Conheça aqui alguns destes trabalhos.

Série O Judiciário destrinchado pelo “Big Data”

Esta série tem o objetivo de contribuir para o diagnóstico dos problemas e o encaminhamento de soluções do Judiciário brasileiro. Uma discussão dessa importância não pode ser feita com base somente em ideologias e “achismos”. Obter dados é difícil e custoso; porém, recentemente, as ferramentas de data mining facilitaram enormemente a tarefa e trouxeram uma maior precisão na análise, por conta do volume de dados possível de ser analisado. É com base na metodologia do data mining que produziremos os primeiros relatórios desta pesquisa.


  • As decisões da Justiça Trabalhista são imprevisíveis? – relatório 1

Este relatório analisou cerca de 130 mil julgados de primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho, 2ª região, grande São Paulo e capital, de 2006 a 2016. De acordo com a análise destes casos, parece claro que é previsível que o Judiciário dê provimento, pelo menos parcial, aos reclamantes. Nesse sentido, não cabe falar em imprevisibilidade da Justiça do Trabalho, nem atribuir a alta litigância à imprevisibilidade. O estudo também levantou dados sobre o valor e frequência das condenações e sobre o comportamento de grandes litigantes na Justiça do Trabalho.


  • Quando litigar vale mais a pena do que fazer acordo: os grandes litigantes na Justiça Trabalhista – relatório 2

Neste relatório, os pesquisadores analisaram quais incentivos econômicos fazem com que empregados e empregadores sigam litigando em um ambiente de relativa previsibilidade judicial.


  • Medindo os Impactos do PL 1.572 da Câmara dos Deputados, ou do PL 487 do Senado Federal, que propõem o Novo Código Comercial Brasileiro

O objetivo deste trabalho é exclusivamente mensurar quantitativamente os impactos causados pela aprovação do Novo Código Comercial, tal qual como ele se apresenta sob a forma dos dois Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional brasileiro (PL 1.572 e PLS 487). A discussão histórica, contextual e qualitativa das propostas serão deixadas de lado, podendo (e devendo) ser retomadas em outro momento e em outras análises.


O objetivo deste trabalho é exclusivamente mensurar quantitativamente os impactos causados pela aprovação do Novo Código Comercial, tal qual como ele se apresenta sob a forma dos dois Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional brasileiro (PL 1.572 e PLS 487). A discussão histórica, contextual e qualitativa das propostas serão deixadas de lado, podendo (e devendo) ser retomadas em outro momento e em outras análises.