Núcleos de Pesquisa

Centro de Políticas Públicas

Núcleo Ciência pela Infância (NCPI)

O Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) é uma parceria do Insper com cinco organizações: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Center on the Developing Child (CDC) e David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), ambos da Universidade de Harvard, e Hospital Infantil Sabará.

Seu principal objetivo é contribuir para a melhora das políticas públicas brasileiras voltadas ao desenvolvimento da primeira infância, por meio da “tradução” do conhecimento científico, produzido por pesquisadores, para uma linguagem mais acessível à sociedade.

Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Realizados anualmente, os Simpósios abordam temas ou estratégias de aplicação da ciência para a influência nas práticas e políticas públicas para crianças pequenas. Saiba mais.

Contribuições do NCPI

No dia 8/3/2016, a Presidência da República sancionou a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. Saiba mais sobre o Marco Legal da Primeira Infância.

Em novembro de 2014, o NCPI lançou seu primeiro estudo interdisciplinar. Acesse o arquivo em PDF: O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem.

Programa de Liderança Executiva

Uma das iniciativas no Núcleo é o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, que teve a sua primeira edição em 2012. O programa tem como objetivo engajar políticos e gestores públicos, das três esferas do governo, no diálogo sobre a aplicação da ciência do desenvolvimento da primeira infância e como aplica-la para minimizar alguns dos maiores problemas sociais brasileiros.

É destinado a gestores públicos, bem como aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos. A admissão é baseada na experiência do candidato, na amplitude de sua responsabilidade e em seu interesse no DPI.

Núcleo Ciência Para Educação

O Núcleo Ciências Para Educação é liderado pelo professor Ricardo Paes de Barros, titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e economista-chefe do Instituto Ayrton Senna.

As atividades do núcleo têm a missão de colocar as habilidades socioemocionais em seu devido lugar no âmbito das políticas públicas. Também tem o papel de conferir suporte técnico à produção da frente Aplicação em Políticas Públicas do eduLab21, o laboratório do Instituto Ayrton Senna, criado para produzir e organizar o conhecimento científico e conectá-lo à gestão pública.

Saiba mais:

 

Núcleo de Pesquisa de Gestão Educacional

As atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa da Gestão Educacional estão relacionadas com o Programa Jovem do Futuro, do Instituto Unibanco. O núcleo realiza avaliações de impacto do programa, diagnósticos do contexto educacional brasileiro e participação e promoção de diálogos de temas importantes para o Instituto.

Desenvolvido pelo Instituto Unibanco desde 2007, o Programa Jovem do Futuro tem o objetivo de promover e fortalecer o conceito de gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Desde 2015, os trabalhos são desenvolvidos pela equipe do professor Ricardo Paes de Barros, titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e economista-chefe do Instituto Ayrton Senna. Em 2016, o professor Sergio Firpo juntou-se ao Insper e passou a integrar a equipe do Centro de Políticas Públicas, como titular da cátedra Instituto Unibanco.