Observatório do Plano Diretor

Criado com objetivo de discutir e analisar os rumos da política urbana em São Paulo, com enfoque no processo de revisão do Plano Diretor de São Paulo, previsto para 2021.

Por que o Observatório do Plano Diretor?

Em 2021 está prevista a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo, instrumento que orienta o crescimento e as diretrizes urbanísticas para a cidade até 2030.  Em um contexto de exceção, dentro da pandemia de covid-19, o Observatório da Revisão do Plano Diretor de São Paulo foi criado para acompanhar e analisar as políticas urbanas e o processo de revisão do plano.

A proposta é participar do debate público oferecendo dados e análises aprofundadas e contribuir com a discussão a partir da difusão de conhecimento, principalmente via imprensa, publicação de artigos acadêmicos para submissão a periódicos nacionais e internacionais, e incentivo à participação de pesquisadoras e pesquisadores em congressos acadêmicos sobre o tema.

O que é o Observatório do Plano Diretor?

O observatório tem duas funções. Uma função formativa, ao congregar as pessoas interessadas neste tema. Buscamos abrir o grupo para alunas e alunos de diferentes estágios como pesquisadoras e pesquisadores, desde o primeiro semestre da graduação, passando pelo mestrado e pós-graduação. Atualmente participam estudantes da graduação em Economia e Direito, do mestrado em Políticas Públicas, do Programa Avançado em Gestão Pública, bem como alumnus, alumnas e estudantes voluntários de outras instituições.

Para além disso, também foram concedidas bolsas para alguns estudantes desenvolverem pesquisas e serem lideranças de projetos dentro do observatório. Esperamos, dessa forma, contribuir com o debate público e com a discussão sobre as políticas urbanas de São Paulo e seu processo participativo. Temos a pretensão dupla de gerar conhecimento e formar pessoas para acompanhar esse processo de maneira sistemática, contribuindo com a produção de conhecimento com base em evidências sobre políticas urbanas.

Coordenação:

Pesquisadores/as:

Colaboradores/as:

  • Julia Alencar
  • Laryssa Kruger
  • Rafael Silveira
  • Tadeu Lara Baltar da Rocha
  • Vitor Nisida
  • Vitor Theodoro Carboni
  1. Artigos acadêmicos
    1. Resumos aprovados no Fórum SP 21 – Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo:
      1. “O bem viver indígena no Plano Diretor Estratégico (PDE): Disputas de territórios sobrepostos, atores invisibilizados e representação política”, por Jackeline Miguel Custodio
      2. “O que sabemos sobre o Plano Diretor e a política habitacional em São Paulo: Uma revisão integrativa de literatura”, por Pollyanna Sjobon Veras.
      3. “Histórico da participação no Conselho Municipal de Política Urbana: estamos de fato evoluindo?”, por Bianca Tavolari, Gabriela Cáceres, Lais Valieris, Marcelo Marchesini, Rafael Silveira e Taís R. Borges
      4. “Paridade de gênero no Conselho Municipal de Política Urbana da cidade de São Paulo”, por Bianca Tavolari, Gabriela Cáceres, Lais Valieris, Marcelo Marchesini, Rafael Silveira e Taís R. Borges
  2. Notas Técnicas
    1. Nota Técnica: Projeto de Lei n.447/2021 que dispõe sobre o Programa Requalifica Centro, por Bianca Tavolari, Laryssa Kruger, Tadeu Lara Baltar da Rocha e Vitor Nisida
  3. Textos assinados na mídia
    1. Desafios para a participação social na revisão do Plano Diretor de SP“, por Bianca Tavolari, Lais Valieris e Marcelo Marchesini, no blog Impacto Social do Insper Metricis na Exame
    2. Planos diretores, o Supremo e uma avalanche de ilegalidades“, por Bianca Tavolari, no JOTA
    3. Rediscutir os conselhos para poder discutir a política urbana em São Paulo“, por Bianca Tavolari, no LabCidade
    4. Labirintos da participação social na política urbana de São Paulo“, por Bianca Tavolari, Gabriela Cáceres, Lais Valieris, Rafael Silveira e Taís Borges, no Nexo Políticas Públicas
    5. Jogo dos sete erros: participação na revisão do plano diretor de São Paulo“, por Bianca Tavolari, Lais Valieris e Taís Borges, no blog Impacto Social do Insper Metricis na Exame
  4. Comentários e entrevistas na mídia
  5. Incidência no debate público
  6. Eventos
  • Encontros semanais entre coordenadores, pesquisadores/as e colaboradores/as para debate de textos e resultados de pesquisa
  • Produção de artigos acadêmicos e textos para difusão do conhecimento
  • Acompanhamento de reuniões de conselhos gestores de políticas públicas, audiências, encontros temáticos e territoriais
  • Entrevistas em profundidade
  • Workshops metodológicos sobre análise de redes e uso de dados espaciais

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