Ao longo das duas primeiras décadas do milênio, o Brasil já dedicou mais do que 85% de um PIB anual na busca de garantir o direito à educação para todos. A despeito desse esforço, o País continua muito distante do seu objetivo constitucional e está na iminência de não cumprir nenhuma das sete metas do Plano Nacional de Educação envolvendo resultados da educação básica.
A evidência disponível aponta que melhorias na gestão educacional são capazes de assegurar avanços substanciais na direção da garantia do direito à educação para todos.
Portanto, do ponto de vista da política educacional, a questão central é: Em que medida existem ou podem ser desenvolvidas ações que, uma vez implementadas nas redes públicas de ensino, serão capazes de melhorar de forma eficaz e substancial a gestão educacional, e, por esse caminho, promover avanços na garantia do direito à educação para todos?
O Núcleo Ciência pela Gestão Educacional é uma parceria do Insper com o Instituto Unibanco voltada para aproveitar e direcionar a capacidade cientifica no Insper em apoio a:
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Identificar e certificar boas práticas voltadas à promoção de melhorias na gestão educacional | ![]() |
Compreender as relações entre gestão, funcionamento e resultados educacionais | |
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Decifrar e validar modelos de mudança de ações que objetivam aprimorar a gestão de redes públicas de ensino | ![]() |
Aperfeiçoar as ações já existentes e desenvolver novas ações ou componentes dirigidos à melhoria da gestão educacional |
A experiência do Instituto Unibanco com o Programa Jovem de Futuro, que já ultrapassa uma década, fornece uma plataforma relevante e um primeiro passo para o estudo de teorias que expliquem sucessos e insucessos da gestão educacional.
Com a criação do Núcleo, busca-se aproveitar dessa e de quaisquer outras experiências com intervenções em gestão educacional a fim de se produzir e aprimorar o conhecimento sobre a relação entre gestão e aprendizado.