Instituto Unibanco

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

Nos unimos ao Instituto Unibanco para a criação da Cátedra Instituto Unibanco no Insper.

Liderada pelo professor titular, Sergio Pinheiro Firpo, o objetivo desta cátedra é promover pesquisas, estudos, artigos e eventos que tragam luz ao debate sobre a qualidade da educação no ensino médio, ensino técnico, ENEM e também sobre o Jovem do Futuro, projeto do Instituto Unibanco voltado ao aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas de Ensino Médio.

Ensino Médio

Ensino Médio Técnico: remuneração e empregabilidade futura;

Ocupações de Ensino Médio, evolução salarial e produtividade;

Qualidade do Ensino Médio e efeitos ao longo prazo sobre salários e escolha setorial.

Programa Jovem de Futuro

Papel dos supervisores no clima e gestão escolares;

Heterogeneidade dos efeitos: o papel das condições iniciais;

Heterogeneidade dos efeitos: adesão diferenciada e escolhas dos gestores;

Efeitos de longo prazo do JF sobre emprego e renda.

Equipe: Coordenador Sergio Firpo

 

Núcleo de Pesquisa de Gestão Educacional

As atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa da Gestão Educacional estão relacionadas com o Programa Jovem do Futuro, do Instituto Unibanco. O núcleo realiza avaliações de impacto do programa, diagnósticos do contexto educacional brasileiro e participação e promoção de diálogos de temas importantes para o Instituto.

Desenvolvido pelo Instituto Unibanco desde 2007, o Programa Jovem do Futuro tem o objetivo de promover e fortalecer o conceito de gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Desde 2015, os trabalhos são desenvolvidos pela equipe do professor Ricardo Paes de Barros, titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e economista-chefe do Instituto Ayrton Senna. Em 2016, o professor Sergio Firpo juntou-se ao Insper e passou a integrar a equipe do Centro de Políticas Públicas, como titular da cátedra Instituto Unibanco.