Instituto Ayrton Senna

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

Instituto Ayrton Senna

Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna foi criada em março de 2015 e tem por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de políticas públicas na área de educação.

Seu professor titular é Ricardo Paes de Barros, Ph.D. em Economia pela Chicago University. Ele coordena o Núcleo Ciência para Educação, e além da produção de estudos, inclui também em suas atividades aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no País e no mundo, bem como buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.

Alunos e professores envolvidos neste projeto estão dedicados a gerar conhecimento científico que estará disponível para as secretarias de Educação.

Esta cátedra integra as atividades que vem sendo desenvolvidas há 20 anos pelo Instituto Ayrton Senna, para a condução de melhorias em educação básica. Desde o início, o objetivo da instituição tem sido o estímulo ao diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca da qualificação de iniciativas educacionais.


Núcleo Ciência Para Educação

Núcleo Ciência para Educação (NCPE) é coordenado pelo Prof. Ricardo Paes de Barros e resulta de uma parceria do Insper e organizações do terceiro setor, Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco, Fundação Roberto Marinho, Instituto Sonho Grande, entre outros. O Núcleo também atua levando o conhecimento cientifico para os formuladores de política pública nos Municípios, Estados e no âmbito Federal junto ao poder Legislativo e no Poder Executivo com os Ministérios da Educação, Economia e Desenvolvimento Social.

Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, seu principal objetivo é contribuir para a melhoria das políticas públicas brasileiras. Para isso, busca o desenvolvimento de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas; atuando em temas como educação, primeira infância, juventude, demografia, além dos tradicionalmente recorrentes às linhas de pesquisas do coordenador do núcleo, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.


 

Equipe

  • Laura Muller Machado
    Especialista Em Apoio A Pesquisa
  • Samuel Franco | Open Social
    Especialista em dados – Estatístico pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas
  • Paula Renata Da Silva
    Assessoria Administrativa

Desigualdade e Pobreza

Mais

Políticas de Redução de Pobreza

2022

Diretrizes para o Desenho de uma Política para a Superação da Pobreza
Ricardo Paes de Barros & Laura Muller Machado

2021

Sobre o declínio no grau de desigualdade ao longo do novo milênio 

Legado de uma pandemia

2020

Resposta à crise ou direito permanente?. 2020

Desafios e Recomendações para uma ​Política Social​ Adequada para Lidar com a Pandemia. 2020

Propostas liberais para a assistência social. 2020

Apoio ao sistema de saúde e às políticas de proteção social. 2020

Os impactos da Covid-19 na renda, produtividade e educação dos brasileiros

 Como garantir renda a trabalhadores em quarentena?

Diagnóstico dos resultados educacionais do município de Ribeirão Preto: sugestões para melhoria

RENDA BÁSICA: resposta à crise ou direito permanente? | Propostas de combate a desigualdade. 2020

Aperfeiçoamento do Desenho do Bolsa Família

Cap. Livro – Políticas públicas com base em evidência, por quê e para que

Production Inclusion and the Excessive focus on income transfer in Brazil

Uma agenda econômica pós-pandemia: parte I – qualidade do gasto e tributação

2018

Challenges to Sustainable Inclusive Growth in Brazil​. 2018

Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro​. 2018

Sustainable Inclusive Growth in Brazil: Past Achievements and Challenges Ahead​. 2018.

Questões que desafiam o Brasil: Como voltar a reduzir a pobreza?. 2018

Cap. Livro. Projeto de Ciência para o Brasil: Ciência contra a pobreza

Educação

Mais

Avaliação de Impacto

2020

O que é uma avaliação de impacto, como isolar o impacto, como lidar com contaminação. 2020

Chile “Por que o Centro de Educación Paula Jaraquemada merece uma atenção muito especial”

Escola Campeã

2019

Políticas públicas com base em evidência: ​​Estamos fazendo? ​​​Como devemos fazer?​

Avaliação Diálogos Socioemocionais

Avaliação de Impacto do Programa Jovem de Futuro sobre o aprendizado – Assessment of the Impact of the Jovem de Futuro Program on Learning (English)

Avaliação de Impacto dos Programas Se Liga e Acelera

2018

Política Pública com Base em Evidência: Como Garantir que o Gestor Público tenha o que Precisa?

Explicitando o socioemocional: Se liga e Acelera

GT Consed Avaliação da Educação Básica Relatório

2017

Avaliação de Impacto do Programa Amigos do Amigos do Zippy. 2017

Avaliação da educação integral em tempo integral (EMITI) em Santa Catarina

Caminhos para qualidade da educação pública: Impactos e Evidências. 2016

2015

Monitoramento e Avaliação com base em Habilidades Socioemocionais​. 2015

Avaliação de Impacto do Protejo sobre as Habilidades Socoemocionais ​. 2015

2014

Protocolo de Avaliação de Impacto da SAE/PR.

2009

Evaluatinhg the Impact of Daycare on Child Development and parents Welfare. 2010


Avaliação de Programas Educacionais

2020

Um Retrato do Lento Progresso Educacional Brasileiro. 2019

Avaliação Educacional em Tempos de Pandemia: Consequências da violação do direito à Educação. 2020

Avaliação de Impacto em Educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público

2019

Experimental Based Impact Evaluation of Educational Programs in Brazil

Assessment of the Impact of the Jovem de Futuro Program on Learning (English)

2018
AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE IMPACTO DO PROGRAMA MENTEINOVADORA

2018
AVALIAÇÃO NÃO EXPERIMENTAL DE IMPACTO DO PROGRAMA MENTEINOVADORA

2017

Avaliação Econômica de Projetos Sociais

JF: Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro sobre o clima escolar

Mãe Coruja Pernambucana: um olhar sobre os números

2016

Avaliação do Criança Feliz: Uma análise da linha de base

Educação sem seu componente socioemocional, simplesmente não é educação. Porquê? ​. 2016

Inaf-2015: o desenvolvimento socioemocional como um antídoto à desigualdade de oportunidades?​. 2016

PESQUISA TRANSLACIONAL E O APRIMORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS​. 2016

Challenges for an inclusive educational development​. 2016

Planning and Monitoring without Governance: where may it lead us?​. 2016

Porque medir e monitorar o desenvolvimento infantil? Porque avaliar programas voltados à promoção do desenvolvimento infantil?​. 2016

2013

“Juventude levada em conta” – Entrevista com Marcelo Neri e Ricardo Paes de Barros 2013

2010

Avaliação do Projeto jovem de Futuro: resultados preliminares. 2009

2009

Possibilidades e desafios para uma avaliação do PROEP.

2008

Estimating the impacto of daycare on child development and women welfare.


Desenvolvimento Socioemocional

2020

Direito de todas as crianças: urgente, indispensável e factível​. 2019

2019

Estamos nos esforçando como nunca para alcançar os resultados limitados de sempre, por quê?

Consequências da violação do direito à educação

2018

Estudo sobre a dificuldade na produção de resultados positivos no sistema educacional brasileiro.

Sobre a inexorável necessidade de rever o modelo de gestão do sistema educacional brasileiro​. 2018

Sobre a Importância da Gestão para o Sucesso Educacional. 2018

DESENVOLVER COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: ​DIREITO IMPRESCINDÍVEL,​ FACTÍVEL E JUSTIFICÁVEL​. 2018

Uma educação para o futuro do Brasil. 2018

Projeto de Ciência para o Brasil

Anotações para Reflexão Sobre as Competências Gerais a serem Incluídas no Currículo do Estado do Espírito Santo

Conjecturas sobre as Competências Socioemocionais que o Professor precisa ter para ser Eficaz em Alfabetizar alunos em Processo Tardio de Alfabetização

2017

Educação ? O Que Mudar​. 2017

Política Pública basada en la evidencia​. 2017

Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro. 2017

Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos

Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos

Que Competências Socioemocionais um Professor precisa ter para ser Eficaz em promover o Desenvolvimento e o Aprendizado de seus Alunos?

2016

Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro

Sobre a inexorável necessidade de garantir atenção integral de qualidade à primeira infância para se promover uma sociedade próspera e equitativa​. 2016

(Será que) A escola que faz a diferença é a escola em que a família não faz nenhuma diferença​. 2016

INAF: Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira

Fique por dentro! O que os educadores pensam sobre o socioemocional na escola

Tomando Nota! Sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas

Sobre o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais nas escolas

2013

O Fundeb na construção da equidade educacional: ampliação da oferta, melhoria na qualidade e promoção da inclusão.


Diagnósticos Educacionais

2019
Catavento ou Prisma da Educação
(Site: Prisma da Educação)

Diagnóstico da Educação | Brasil e Estados


Evasão Escolar

2017

O poder de reduzir a evasão e o abandono escolar. 2017

2016
Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens

2010

CRISE DE AUDIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: Abandono e Evasão. 2010


Gestão com base em evidência

2022

Acertos e desacertos do FUNDEB

2019
Componentes básicos da gestão com base em evidência

2017
Cap Livro FIS: Avaliação de Impacto de Programas Sociais: por que, para que e quando fazer?

2016
Escada da Evidência –  Evidência: o que é, para que serve e como ir da que temos para a que queremos?


Gestão escolar e educacional

2020
Aperfeiçoando o Desenho do Fundeb: Por uma Solução que Efetivamente Promova a Igualdade de Oportundidade de Aprendizado e Desenvolvimento
Slides (PPSX) | PDF


Política Pública
2019
Enfrentando os desafios Educacionais – Curso Secretários II

2017

Avaliação da Qualidade dos Gastos Públicos. 2017

Sustainable Inclusive Growth in Brazil: Past Achievements and Challenges Ahead​. 2017

2016

Making Growth Inclusive and Equitable. 2016

Mercado de Trabalho e Política Social

Mais

2020

Estudo sobre Desenvolvimento Humano e Política Social no Piauí


Avaliação de Impacto

2019
Avaliação de impacto do programa Rio Rural sobre o capital social


Política Pública

2019

A sensibilidade da relação entre educação e empregabilidade ao tipo de educação​. 2019.

Componentes básicos da gestão com BASE EM EVIDÊNCIA

2018

A profissão docente e o papel da Educação no desenvolvimento social, político e econômico do Brasil.

Uso de Evidências em Políticas Públicas: possibilidades e limites​. 2018

2017

Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro​. 2017

Challenging Inequalities: ​Pathways to a Just World ​ The Brazilian Progress and Challenges Towards Meeting the 10th Sustainable Development Goal​. 2017

2016

Empreendedorismo e Inclusão Produtiva no Brasil:​ o que ainda precisa ser feito​. 2016

Debate: Como recuperar a credibilidade do Brasil. 2016

Sete desafios ao crescimento inclusivo brasileiro​. 2016

Challenges to Sustainable Inclusive Growth in Brazil​. 2016

2011

The sharp improvement in income distribution in Brazil.


Produtividade do trabalho

2020

90 anos de Ruth Cardoso: um olhar abrangente sobre o Terceiro Setor. 2020

2018

Sobre o declínio extremamente acentuado da desigualdade em remuneração do trabalho ao longo da última década​. 2018

Eficiência no Gasto Publico | Por que avaliar Programas Sociais? – Capitulo Livro: Espírito Santo: Como o governo capixaba enfrentou a crise, reconquistou o equilíbrio fiscal e inovou em políticas sociais


Rede de Proteção ao Trabalhador

2020
Relatório Final do Grupo de Trabalho de Economia de Trabalho

2016

On the Successes and Challenges of Building a Generous and Effective Social Protection System in Brazil

Rede de Proteção ao Trabalhador no Brasil:​ Avaliação Ex-Ante e Proposta de Redesenho​. 2016

Rede de Proteção ao Trabalhador no Brasil: Avaliação Ex-Ante e Proposta de Redesenho

Em construção.