Instituto Ayrton Senna

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

Instituto Ayrton Senna

Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna foi criada em março de 2015 e tem por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de políticas públicas na área de educação.

Seu professor titular é Ricardo Paes de Barros, Ph.D. em Economia pela Chicago University. Ele coordena o Núcleo Ciência para Educação, e além da produção de estudos, inclui também em suas atividades aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no País e no mundo, bem como buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.

Alunos e professores envolvidos neste projeto estão dedicados a gerar conhecimento científico que estará disponível para as secretarias de Educação.

Esta cátedra integra as atividades que vem sendo desenvolvidas há 20 anos pelo Instituto Ayrton Senna, para a condução de melhorias em educação básica. Desde o início, o objetivo da instituição tem sido o estímulo ao diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca da qualificação de iniciativas educacionais.


Núcleo Ciência Para Educação

Núcleo Ciência pera Educação (NCPE) é coordenado pelo Prof. Ricardo Paes de Barros e resulta de uma parceria do Insper e organizações do terceiro setor, Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco, Fundação Roberto Marinho, Instituto Sonho Grande, entre outros. O Núcleo também atua levando o conhecimento cientifico para os formuladores de política pública nos Municípios, Estados e no âmbito Federal junto ao poder Legislativo e no Poder Executivo com os Ministérios da Educação, Economia e Desenvolvimento Social.

Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, seu principal objetivo é contribuir para a melhoria das políticas públicas brasileiras. Para isso, busca o desenvolvimento de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas; atuando em temas como educação, primeira infância, juventude, demografia, além dos tradicionalmente recorrentes às linhas de pesquisas do coordenador do núcleo, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.


 

Equipe

  • Laura Muller Machado
    Especialista Em Apoio A Pesquisa
  • Samuel Franco | Open Social
    Especialista em dados – Estatístico pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas
  • Daniela Lourenço Tenório
    Analista de Apoio A Pesquisa
  • Paula Renata Da Silva
    Assessoria Administrativa
  • Sarah Bertolini Serafim
    Estagiária – Assistente de Pesquisa

Mercado de Trabalho e Política Social

2020
Estudo sobre Desenvolvimento Humano e Política Social no Piauí


Produtividade do trabalho


Rede de Proteção ao Trabalhador

2016
Rede de Proteção ao Trabalhador no Brasil: Avaliação Ex-Ante e Proposta de Redesenho


Avaliação de Programas


Assistência Social

Desigualdade e Pobreza

Juventude

Demografia

Em construção.