Instituto Ayrton Senna

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

A Cátedra Instituto Ayrton Senna foi criada em março de 2015 e tem por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas que sirvam como base de dados empíricos para a criação de políticas públicas na área de educação.

Seu professor titular é Ricardo Paes de Barros, Ph.D. em Economia pela Chicago University. Ele coordena o Núcleo Ciência para Educação, e além da produção de estudos, inclui também em suas atividades aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no País e no mundo, bem como buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.

Alunos e professores envolvidos neste projeto estão dedicados à coleta de dados e condução de estudos que direcionem esforços para melhorias nas instituições de ensino brasileiras com base em evidências. Tais informações estarão disponíveis para as secretarias de Educação.

Esta cátedra integra as atividades que vem sendo desenvolvidas há 20 anos pelo Instituto Ayrton Senna, no qual o professor é economista-chefe, para a condução de melhorias em educação básica. Desde o início, o objetivo da instituição tem sido o estímulo ao diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca da qualificação de iniciativas educacionais.

Equipe: Coordenador Ricardo Paes de Barros

Núcleo Ciência Para Educação

O Núcleo Ciências Para Educação é liderado pelo professor Ricardo Paes de Barros, titular da cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e economista-chefe do Instituto Ayrton Senna.

As atividades do núcleo têm a missão de colocar as habilidades socioemocionais em seu devido lugar no âmbito das políticas públicas. Também tem o papel de conferir suporte técnico à produção da frente Aplicação em Políticas Públicas do eduLab21, o laboratório do Instituto Ayrton Senna, criado para produzir e organizar o conhecimento científico e conectá-lo à gestão pública.

Saiba mais: