Instituto Ayrton Senna

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

Instituto Ayrton Senna

Instituto Ayrton Senna

A Cátedra Instituto Ayrton Senna foi criada em março de 2015 e tem por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de políticas públicas na área de educação.

Seu professor titular é Ricardo Paes de Barros, Ph.D. em Economia pela Chicago University. Ele coordena o Núcleo Ciência para Educação, e além da produção de estudos, inclui também em suas atividades aulas e projetos de pesquisa vinculados à análise de impacto de diversos programas educacionais atualmente em curso no País e no mundo, bem como buscar estabelecer a ponte entre os achados da ciência e o desenho de políticas públicas.

Alunos e professores envolvidos neste projeto estão dedicados a gerar conhecimento científico que estará disponível para as secretarias de Educação.

Esta cátedra integra as atividades que vem sendo desenvolvidas há 20 anos pelo Instituto Ayrton Senna, para a condução de melhorias em educação básica. Desde o início, o objetivo da instituição tem sido o estímulo ao diálogo entre a academia e gestores de políticas públicas em busca da qualificação de iniciativas educacionais.


Núcleo Ciência Para Educação

Núcleo Ciência pera Educação (NCPE) é coordenado pelo Prof. Ricardo Paes de Barros e resulta de uma parceria do Insper e organizações do terceiro setor, Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco, Fundação Roberto Marinho, Instituto Sonho Grande, entre outros. O Núcleo também atua levando o conhecimento cientifico para os formuladores de política pública nos Municípios, Estados e no âmbito Federal junto ao poder Legislativo e no Poder Executivo com os Ministérios da Educação, Economia e Desenvolvimento Social.

Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, seu principal objetivo é contribuir para a melhoria das políticas públicas brasileiras. Para isso, busca o desenvolvimento de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais, formulação e avaliação de políticas públicas; atuando em temas como educação, primeira infância, juventude, demografia, além dos tradicionalmente recorrentes às linhas de pesquisas do coordenador do núcleo, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.


 

Equipe

  • Laura Muller Machado
    Especialista Em Apoio A Pesquisa
  • Samuel Franco | Open Social
    Especialista em dados – Estatístico pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas
  • Daniela Lourenço Tenório
    Analista de Apoio A Pesquisa
  • Paula Renata Da Silva
    Assessoria Administrativa
  • Sarah Bertolini Serafim
    Estagiária – Assistente de Pesquisa

Educação

Gestão escolar e educacional

2020
Aperfeiçoando o Desenho do Fundeb: Por uma Solução que Efetivamente Promova a Igualdade de Oportundidade de Aprendizado e Desenvolvimento
Slides (PPSX) | PDF


Gestão com base em evidência

2019
Componentes básicos da gestão com base em evidência

2017
Cap Livro FIS: Avaliação de Impacto de Programas Sociais: por que, para que e quando fazer?

2016
Escada da Evidência –  Evidência: o que é, para que serve e como ir da que temos para a que queremos?


Desenvolvimento Socioemocional

2018
Anotações para Reflexão Sobre as Competências Gerais a serem Incluídas no Currículo do Estado do Espírito Santo

Conjecturas sobre as Competências Socioemocionais que o Professor precisa ter para ser Eficaz em Alfabetizar alunos em Processo Tardio de Alfabetização

2017
Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos

Que Competências Socioemocionais um Professor precisa ter para ser Eficaz em promover o Desenvolvimento e o Aprendizado de seus Alunos?

2016
INAF: Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira

Fique por dentro! O que os educadores pensam sobre o socioemocional na escola

Tomando Nota! Sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas

Sobre o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais nas escolas


Avaliação de Programas Educacionais

2020
Avaliação de Impacto em Educação: A experiência exitosa do programa Jovem de Futuro em parceria com o poder público

2019
Assessment of the Impact of the Jovem de Futuro Program on Learning (English)

2018
AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE IMPACTO DO PROGRAMA MENTEINOVADORA

2018
AVALIAÇÃO NÃO EXPERIMENTAL DE IMPACTO DO PROGRAMA MENTEINOVADORA

2017
JF: Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro sobre o clima escolar

2017
Mãe Coruja Pernambucana: um olhar sobre os números


Diagnósticos Educacionais

2019
Catavento ou Prisma da Educação
(Site: Prisma da Educação)

Diagnóstico da Educação | Brasil e Estados


Evasão Escolar

2016
Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens

Desigualdade e Pobreza

Juventude

Em construção.