Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Gestão e Políticas Públicas/Cátedra Ruth Cardoso/Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI)

Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI)

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

O desenvolvimento de uma criança consiste em um processo dinâmico, hierárquico e ordenado de desenvolvimento e domínio de habilidades interdependentes em diferentes áreas, a saber: motora, afetiva, cognitiva, de linguagem e social. Tais habilidades preparam a criança para o aprendizado, bem como para a aquisição de outras habilidades no futuro – processo que envolve fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os primeiros anos de vida de uma criança constituem-se, portanto, em um período sensível, considerado uma “janela de oportunidades”. As crianças que experimentam ambientes adversos na primeira infância tornam-se mais vulneráveis a condições de vida com recursos precários e estressantes, podendo ser impactadas a curto, médio e longo prazo.

Diante desse contexto, o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI) surge como um centro de pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) [1], sob o processo nº 2019/12553-0, com o objetivo de proporcionar equidade de oportunidades a crianças de 0 a 6 anos de idade por meio da geração de evidências científicas, de modo a embasar a formulação de políticas públicas e promover o desenvolvimento sadio e pleno na primeira infância no país.

O CPAPI é também fruto da iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância: Fundação Bernard van Leer, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), David Rockefeller Center for Latin American Studies, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Porticus América Latina e Faculdade de Medicina da USP. O NCPI tem a visão de construir pontes entre o conhecimento científico e a sociedade no longo prazo, para embasar políticas públicas e práticas profissionais na promoção da primeira infância.

Assista ao evento de lançamento do centro no canal do Insper no YouTube.

Para mais informações, visite o site do CPAPI e se inscreva para ter acesso à curadoria quinzenal de notícias e artigos científicos do centro.


[1] As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP ou dos demais parceiros institucionais do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância.

Diretor
Naercio Menezes Filho (Cátedra Ruth Cardoso | Insper e FEA-USP)

Pesquisadores principais
Daniel Domingues dos Santos (FEARP-USP)
Helena Brentani (FMUSP)
Maria Beatriz Martins Linhares (FMRP-USP)
Naercio Menezes Filho (Cátedra Ruth Cardoso-Insper e FEA-USP)
Rogerio Lerner (IP-USP)
Sonia Isoyama Venancio (Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

Pesquisadores associados
Alicia Matijasevich (UFPel e FM-USP)
Antonio José Ledo Alvez da Cunha (UFRJ)
Charles Kirschbaum (Insper)
Ciro Biderman (FGV)
Darci Neves (UFBA)
Débora Falleiros de Mello (EERP-USP)
Eurípedes Constantino Miguel Filho (FM-USP)
Fernando Mazzilli Louzada (UFPR)
Guilherme Polanczyk (FM-USP)
Joana Simões de Melo Costa (IPEA)
Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEARP-USP)
Ricardo Paes de Barros (Cátedra Instituto Ayrton Senna-Insper)

Pós-doutorandos
Bruna Larissa Seibel (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)
Carolina Pedrosa Gomes de Melo (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)
Juliana Araújo Teixeira (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)

Equipe técnica
Bruno Kawaoka Komatsu (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)
Maria Eugenia Sozio (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)
Tathiana de Oliveira Reis (Cátedra Ruth Cardoso | Insper)

Pesquisa
A nossa pesquisa tem como objetivo promover avanços no entendimento sobre o desenvolvimento de crianças durante a Primeira Infância no país, contribuindo com evidências que apoiem: (i) a mensuração e acompanhamento deste desenvolvimento; e (ii) a revisão e formulação de políticas públicas que visem a redução de desigualdades e a promoção do desenvolvimento de todas as crianças. Para atingir tais objetivos, a pesquisa será estruturada em torno de três pilares, a saber:

(i) Promoção de mecanismos de medição e acompanhamento do desenvolvimento infantil (vigilância do desenvolvimento), alavancando políticas públicas existentes como a distribuição e uso da Caderneta da Criança;

(ii) Avanço na fronteira do conhecimento relacionado aos fatores de risco para o desenvolvimento infantil a partir de um estudo de coorte, incluindo impactos no desenvolvimento avaliados a partir de medidas biológicas, padrões de sono e instrumentos qualitativos sobre desenvolvimento infantil;

(iii) Avaliação do resultado de intervenções reconhecidas na literatura por seu impacto positivo no desenvolvimento infantil, tais como intervenções relacionadas a parentalidade e formação de profissionais que trabalham com a Primeira Infância.

Transferência de tecnologias
Como parte do seu projeto, o CPAPI visa desenvolver e realizar a transferência de tecnologias de monitoramento de indicadores de desenvolvimento infantil para subsidiar políticas públicas, desenvolvendo uma plataforma de código aberto para armazenar e integrar as informações coletadas da Caderneta de Saúde da Criança (CSC), além de registros administrativos relativos à educação e saúde. A plataforma a ser desenvolvida será alimentada por meio de aplicativos de celular e tablet, terá código aberto e será acessível para profissionais e gestores públicos dos municípios selecionados. O centro também visa capacitar gestores públicos a acessar e aplicar os indicadores de desenvolvimento infantil na plataforma na elaboração de novas políticas públicas.

O CPAPI atuará ainda junto aos profissionais de saúde, realizando treinamentos sobre o uso apropriado da CSC, com o objetivo de preencher as lacunas de conhecimento técnico necessário para o preenchimento e uso da caderneta. Além disso, o CPAPI desenvolverá protocolos e materiais de treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde, de modo a encorajar famílias a solicitar o devido preenchimento da CSC nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Disseminação de conhecimentos
Para além do seu projeto de pesquisa, o CPAPI tem como objetivo promover cursos voltados a profissionais dos setores da saúde, educação e assistência social sobre tópicos relacionados à importância do desenvolvimento infantil, parentalidade, famílias, conteúdos educacionais na primeira infância e políticas públicas sobre a primeira infância.

O CPAPI também visa oferecer cursos de especialização a estudantes de Ensino Médio, graduação e pós-graduação, abordando os impactos do desenvolvimento infantil sobre conquistas na educação, saúde e na carreira, além da importância de intervenções preventivas durante a primeira infância, baseadas no conceito do cuidado integral e integrado.

Quer trabalhar no CPAPI? Atualmente, temos uma vaga para pesquisa com bolsa Fapesp.