Cátedra Fundação Lemann

Conheça nossas áreas de pesquisas e atividades

As cátedras viabilizam, por meio de doações de parceiros e amigos do Insper, a realização de pesquisa acadêmica. Seus estudos traduzem-se em políticas públicas e conhecimento aplicado que são debatidos e disseminados para a sociedade.

A Cátedra Fundação Lemann, criada em 2020, integra as atividades do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP), com os objetivos de:

  • Colaborar com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo, com viés prático, conectado com os desafios públicos do Brasil.
  • Formar uma massa crítica de talentos trabalhando em economia aplicada para o Brasil e, ainda, desenvolver programas de pós-graduação para que o Insper seja referência global e possa, assim, alavancar a carreira acadêmica no Brasil para recém-doutores, facilitando escolhas de carreira conectadas com os desafios públicos nacionais.
  • Promover engajamento com acadêmicos internacionais reconhecidos por produção de relevância nos temas a serem abordados pelo Centro.
  • Produzir conhecimento relevante para os desafios públicos do Brasil, bem como disseminá-lo através de artigos e realização de eventos acadêmicos (workshops, seminários e conferências acadêmicos) com o objetivo de discutir os principais temas de política pública que constituem o foco de pesquisas do Centro.
  • Formar alunos e pesquisadores que possam promover a diferença nas posições em que atuem.


Equipe:
Professor Titular
Rodrigo R. Soares

Pesquisador Pós-Doc
Danilo Paula de Souza