Núcleo de Macroeconomia

Centro de Finanças e Macroeconomia

Núcleo de Macroeconomia

Núcleo de Macroeconomia tem com o principal objetivo de gerar conhecimento técnico em macroeconomia relevante para acadêmicos, formuladores de políticas públicas e profissionais de mercado com especial ênfase na economia brasileira. 

As atividades de pesquisa do Núcleo de Macroeconomia estão divididas em cinco grandes áreas.

1. Choques macroeconômicos e sua propagação na economia brasileira

A noção de efeitos causais dinâmicos em macroeconomia moderna é centrada em compreender como os diferentes choques macroeconômicos (e.g. fiscais, monetários, tecnológicos) se propagam pela economia. Esta área de pesquisa tem como objetivo produzir estimativas da propagação de diferentes choques macroeconômicos e a sua importância relativa para explicar as flutuações econômicas de curto prazo no Brasil. As séries de choques macroeconômicos bem como as estimativas do seus impactos estão disponíveis aqui (em breve).

2. Previsão de agregados macroeconômicos no Brasil

Prever agregados macroeconômicos com precisão é de grande importância tanto para formuladores de políticas públicas quanto para profissionais de mercado. Esta área de pesquisa tem como principal objetivo explorar a performance preditiva de diferentes modelos propostos na literatura nacional e internacional para previsão de agregados macroeconômicos brasileiros e produzir previsões para esses agregados em tempo real. O histórico de projeções bem como as projeções em tempo real estão disponíveis aqui (em breve).

3. Estimação de variáveis macroeconômicas latentes

Diversas variáveis macroeconômicas de interesse não são diretamente observáveis e, por isso, precisam ser estimadas. Alguns exemplos incluem a separação de tendências de longo prazo e componentes cíclicos, o hiato do produto, a taxa natural de juros, expectativas de inflação ou a taxa de desemprego de não inflacionária (da sigla em inglês NAIRU). Esta área de pesquisa tem como principal objetivo produzir estimativas históricas e em tempo real dessas variáveis macroeconômicas latentes que estão disponíveis aqui (em breve).

4. Crescimento de Longo Prazo e Reformas Estruturais

O baixo crescimento da economia brasileira nas últimas décadas é um tópico de interesse nacional e de permanente discussão entre acadêmicos e formuladores de políticas públicas. Esta área de pesquisa tem como objetivo produzir análises que possam contribuir para essa discussão seja através do diagnóstico das causas do baixo crescimento ou da avaliação de diferentes propostas de reformas estruturais para a nossa economia. As análises produzidas por esta área estão disponíveis aqui (em breve).

5. Conjuntura Macroeconômica

Esta área de pesquisa tem como principal objetivo produzir análises trimestrais de conjuntura macroeconômica explorando debates gerados nos encontros do NuMa e o conhecimento gerado pelas demais áreas de pesquisa. As análises de conjuntura estão disponíveis aqui (em breve).