Núcleos de Pesquisa

Centro de Finanças e Macroeconomia

Finanças Empíricas

Coordenador: Prof. Ruy Ribeiro

O Núcleo de Finanças Empíricas tem como objetivo apoiar pesquisas acadêmicas sobre o sistema financeiro brasileiro. Para isso, atua construindo indicadores financeiros conhecidos na literatura, fazendo a atualização e disponibilizando dados para consulta. O Núcleo calcula indicadores em renda variável, renda fixa, informações sobre fundos, câmbio, além de indicadores alternativos como análise textual.

Macroeconomia

Coordenador: Prof. Miguel Bandeira

O Núcleo de Macroeconomia tem com o principal objetivo de gerar conhecimento técnico em macroeconomia relevante para acadêmicos, formuladores de políticas públicas e profissionais de mercado com especial ênfase na economia brasileira. 

Saiba mais sobre as linhas de pesquisa atuais aqui.

Private Equity e Ilíquidos

Coordenadora: Profa. Andrea Minardi

O núcleo de Private Equity e ilíquidos tem como objetivo disseminar conhecimento sobre essa classe de ativos, assim como mostrar histórico de desempenho dos fundos e dos investimentos em empresas feitos no Brasil. Fundos de private equity, venture capital e outros ilíquidos tem atraído cada vez mais a atenção de investidores – ao final de 2021 havia mais de US$ 3,4 trilhões disponíveis para investimentos em ativos ilíquidos por gestores de fundos ao redor do mundo. (Bain& Co., 2022.  Global Private Equity Report). Permitem ganhos superiores a comparativos negociados em bolsa de valores e mercados de balcão, porém correm mais riscos, pois tem liquidez bem menor e maior opacidade.

Esse modelo é importante para o desenvolvimento econômico de países, pois traz inovação, eficiência, governança e profissionalização para suas empresas, e é utilizado por outros investimentos ilíquidos, como infraestrutura, imobiliário, florestas, dívidas privadas de longo prazo.

Saiba mais sobre o núcleo aqui.