Atividades com alunos

Centro de Finanças

Núcleo de estudos em Finanças e Risco

Tem como objetivo promover um ambiente de aplicação prática de temas em finanças e risco para alunos do terceiro ao sexto períodos da graduação por meio da simulação das atividades de uma gestora de recursos de terceiros.

Pela simulação, os alunos vivenciam o ambiente profissional, incluindo o desenvolvimento de estudos e o cumprimento de tarefas operacionais diárias. Eles contam, ainda, com reuniões periódicas com diferentes professores da área de finanças e risco, que os auxiliam no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessários à execução das atividades.

Núcleo de Conjuntura Macroeconômica

Oferece treinamento em análise macroeconômica de curto prazo a alunos de Economia e Administração entre o terceiro e o sexto períodos da graduação.

A proposta é reproduzir a escala, a organização e a distribuição de tarefas usuais em um departamento macroeconômico de instituição financeira ou consultoria. Agrupados por temas – inflação, atividade, contas públicas, contas externas, crédito e política monetária, e economia internacional – os alunos têm reuniões semanais e também assistem palestras de analistas macroeconômicos do mercado, convidados para compartilhar sua experiência.

Finance Lab

Complementa o desenvolvimento acadêmico dos alunos por meio da implementação de modelos acadêmicos assim como da realização de estudos empíricos e outros trabalhos ligados ao Centro de Finanças, incluindo:

CS Award – Insper: competição de avaliação de empresas patrocinada pelo Banco Credit Suisse e com o apoio do InFinance, organização estudantil dedicada à prática e estudos de finanças. O objetivo é o desenvolvimento dos alunos de graduação, por meio de uma experiência de análise fundamentalista de empresas, similar à praticada no dia a dia de profissionais especializados. Dessa forma, estimula-se a aplicação prática do aprendizado obtido na sala de aula.

O grupo vencedor é selecionado para participar do CFA Institute Research Challenge, competição global de análise financeira entre grupos de alunos de instituições líderes no ensino de finanças.

CFA Institute Research Challenge

Organizado pela CFA Institute, principal associação global certificadora de profissionais de gestão de investimentos. Pela competição, os estudantes ganham experiência no mundo real, pois assumem o papel de um analista de investimento e são testados em sua capacidade de avaliação de empresas, redação de relatório e apresentação de recomendações. O Faculty Advisor do Insper é o professor Michael Viriato.

Parceria

O Insper é parceiro do CFA. No entendimento do CFA, nossos cursos de graduação em Administração e Economia cobrem os principais tópicos do Candidate Body of Knowledge, o conteúdo sobre o qual os analistas de investimentos são avaliados para a obtenção da certificação como CFA. A parceria traz benefícios específicos para os alunos do sétimo e oitavo semestres, que podem se candidatar a cinco bolsas de inscrição no CFA Exam Level I.