Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Estudos em Negócios/Núcleo de Sustentabilidade e Negócios

Núcleo de Sustentabilidade e Negócios

Voltar para o Centro de Estudos em Negócios

Núcleo de Sustentabilidade e Negócios – que integra o Centro de Estudos em Negócios do Insper – realiza pesquisas quantitativas e qualitativas sobre as estratégias das organizações e o uso dos recursos naturais.

Nossos objetivos são interpretar, analisar, simular e comunicar problemas ambientais complexos e suas relações com as estratégias organizacionais. Para isso, usamos diferentes perspectivas teóricas que relacionam ecologia a questões sobre negócios, sobre inovação tecnológica, sobre modelos de negócios sociais, sobre políticas públicas, entre outras.

A partir destes estudos esperamos contribuir para o debate, esclarecimento de causas e efeitos dos problemas ambientais e para o desenho de soluções de negócios integradas.

As atividades são coordenadas pela professora Priscila Borin Claro, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Contextualização

As organizações desempenham papel fundamental no alcance do Desenvolvimento Sustentável. De um lado, elas têm responsabilidade por parte dos problemas ambientais e socioeconômicos geradosem todos os estágios da cadeia de valor e do ciclo de vida dos produtos e serviços desenvolvidos. Por outro outro, muitas oportunidades de negócios podem ser exploradas.

Estimativas do Business and Sustainable Development Commission evidenciam que o potencial econômico das oportunidades alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são de, pelo menos, 12 trilhões de dólares ao ano, até 2030. Nesta linha, promover a integração dos ODS nas estratégias organizacionais, alindas com boa governança, demonstra ser fundamental para uma trajetória de crescimento sustentável dos negócios, evitando custos e riscos, e alavancando novos clientes e receitas.

O Núcleo Sustentabilidade e Negócios do Insper tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento relacionado a sustentabilidade e negócios, auxiliando na elaboração, implementação e controle de estratégias organizacionais considerando toda cadeia de suprimentos, integrando stakeholders e boas práticas de governança.

A partir de pesquisas baseadas em análises qualitativas e quantitativas, esperamos contribuir para o debate, esclarecimento de causas, efeitos dos problemas socioeconômicos e ambientais no contexto de negócios e desenho de soluções sustentáveis. As atividades do Núcleo se alinham ao espírito de escola integrada que o Insper preconiza, portanto busca construir pontes entre as áreas de Administração e Engenharia.

Frentes de Atuação:

– Atividades de Pesquisa: envolve desenvolvimento de projetos, sistematização e repositório de dados e publicações acadêmicas e técnicas, nos diversos formatos audiovisuais, para auxiliar na ampla disseminação do conhecimento.

– Atividades de Ensino: envolve desenvolvimento de cursos e disciplinas nos diversos programas de graduação, pós-graduação (stricto e latu senso) e educação executiva.

– Atividades de Extensão e Serviços à Comunidade: envolve realização de eventos em parcerias com outros Núcleos do Insper e stakeholders externos (empresas, universidades, entre outros). Envolve também desenvolvimento de projetos em parceria com organizações, com e sem fins lucrativos, bem como comunidades. Estes projetos são realizados por professores, colaboradores e alunos (entidades como GAS, GreenInsper e Insper Jr). Envolve também projetos de gestão das operações e das pessoas no Insper, visando uma maior sustentabilidade.

Questões norteadoras

– Como desenhar modelos de negócios e estratégias organizacionais equilibrando aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança?

– Como desenhar e operar sistemas sócio-técnicos complexos de forma mais sustentável, equilibrando aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança?

Coordenadores
Priscila Borin Claro
Vinicius Picanço