Pesquisas e Publicações

Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental

Guia de Avaliação de Impacto

O Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental (Guideline) foi elaborado pela equipe do Insper Metricis a partir de contribuições do grupo técnico de discussão envolvendo as especialistas na área.

O método de avaliação de impacto socioambiental empregado pelo Insper Metricis é fundamentado no princípio da adicionalidade, que consiste na avaliação do resultado do grupo que recebeu o investimento comparando com o resultado de um grupo similar que não recebeu o tratamento. O método permite controlar outros fatores que afetam o resultado do grupo, obtendo avaliações mais robustas.

Acesse aqui:

  •  Guia para Avaliação de Impacto Socioambiental para Utilização em Investimentos de Impacto – versão português
  •  Guide to Socio-environmental Impact Assessment for Use in Impact Investments – English version

 


Estudos de caso

O estudo de caso foi desenvolvido como uma ferramenta de ensino, com foco em Negócios Sociais, especialmente para abordar os tópicos: modelos de negócios e avaliação de impacto social.

A Avante foi idealizada pelo empreendedor Bernardo Bonjean não para ser uma instituição financeira tradicional que concederia microcrédito no Brasil, mas para atuar como facilitadora de crédito humanizada com um amplo rol de produtos e serviços. Seu objetivo era entender as necessidades dos microempreendedores, seus principais stakeholders, e oferecer-lhes as soluções mais adequadas e com pouca burocracia. O foco no cliente microempreendedor guiou de forma marcante a trajetória da empresa, que, desde sua fundação no início de 2013 até o final de 2015, vivenciou três modelos de negócio distintos.

 


O Villa Flora é um projeto habitacional desenvolvido pela Rossi Incorporadora durante a década de 90. Seu modelo de comunidade é denominado “inteiro ambiente”. Nesse modelo, comunidades de menor renda poderiam ter acesso a imóveis de baixo custo, mas com um padrão de qualidade, beleza, infraestrutura e integração comunitária superiores aos encontrados em projetos semelhantes à época. O modelo inteiro ambiente se baseava no estabelecimento de regras claras para a construção das moradias e das áreas comuns, além de mecanismos de governança comunitária estabelecidos com o pleno engajamento dos moradores locais. O caso traz como dilema a efetividade deste modelo habitacional e sua capacidade de replicação, bem como os impactos sociais deste tipo de empreendimento.

 


Trata do modelo de negócio desenvolvido pela Natura com as comunidades de agricultores de Moju (Pará), com o objetivo de promover a sustentabilidade. O time da Natura investiu em capacitação e transferência de conhecimento, sem impor a exclusividade no suprimento dos insumos.

 


Analisa a potencial PPP da Rota Lund (parque turístico próximo de Belo Horizonte), apoiado pelo Instituo Sem eia, com o objetivo de focar em investimentos de impacto. A ideia é buscar o melhor desenho contratual da proposta, com a preocupação de assegurar não apenas atratividade financeira do projeto, mas também metas socioambientais que deveriam ser perseguidas pelo consórcio vencedor, buscando alavancar o desenvolvimento sustentável da região.

 


A Vox Capital é um fundo de investimento privado (private equity) como o objetivo de investir em empresas voltadas a comunidades de baixa renda. Uma destas empresas foi a Saútil, oferecendo uma plataforma para melhorar o acesso aos serviços médicos da rede pública. A plataforma possibilita a disseminação on-line de diversas informações importantes, tais como disponibilidade de exames e medicamentos oferecidos gratuitamente pelo SUS. O caso discute os dilemas de empreendedores voltados a comunidades de baixa renda e formas alternativas de medição de impacto.

 


  • GERA Venture Capital: Escalando oportunidades educacionais para jovens de baixa renda

O estudo de caso Gera Venture Capital permite discutir o desenho de mensuração em negócios de impacto social, por meio da estratégia do Gera que detém um duplo mandato: impacto educacional e retorno financeiro. O caso permite aos alunos ponderarem qual seria uma boa métrica de avaliação de impacto social, especificamente no setor de educação. Além disso, é possível avaliar a importância do desenho de medição em um contexto de investimento de impacto não usual.\

 


Artigos acadêmicos

 

Neste artigo sobre modelos alternativos para impacto social, Sérgio Lazzarini, Sandro Cabral, Leandro Pongeluppe, Luciana Ferreira e Angelica Rotondaro propõem três modelos alternativos usados por investidores de impacto e empreendedores para conciliar retorno financeiro e desempenho socioambiental. O estudo se baseia nos resultados de 65 entrevistas com atores do ecossistema de impacto.

 

  • Plural Forms of Interdependent public-private action and the value creation of public initiatives

Estudo comparativo de 24 iniciativas de inovação pública no Brasil, na Índia e na África do Sul encontra complexa rede de participação de atores privados com e sem fins lucrativos. Análises indicam que o sucesso dessas iniciativas requer a presença de competências públicas para liderar e executar operacionalmente os projetos. Em outras palavras, o envolvimento de atores privados em iniciativas de interesse público não pode ser visto como uma mera substituição do esforço de governos ineficientes; é preciso, concomitantemente, desenvolver competências públicas para liderança e gestão compartilhada desses projetos

 


O estudo examina o Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2016. O SIM estabelece metas para a atuação policial integrada com base em indicadores estratégicos de criminalidade. O atingimento das metas é recompensado com o pagamento de gratificações e premiações simbólicas. Por meio de análises quantitativas e qualitativas da experiência fluminense, o objetivo do estudo foi o de apontar os fatores de sucesso e passíveis de melhoria do programa, podendo servir de guia para outros governos interessados em replicar inovações gerenciais na gestão da política de segurança pública.

 


Artigos técnicos

 

Os professores Sérgio Lazzarini, Sérgio Machado e Sandro Cabral e o advogado Marcelo Barbosa propõem que contratos de investimento sejam um novo modo de alavancar projetos sociais no Brasil, ilustrando a proposta com uma aplicação em educação.

 


Novos produtos e serviços vendidos para pessoas de baixa renda em mercados emergentes são frequentemente descontinuados antes que os esforços alcancem a escala necessária para prosperar. Veja o que os líderes de negócios devem saber para escapar deste destino.

 


Escolas de Negócios podem desempenhar papel importante na construção de um mercado para investimento de alto impacto provendo espaço multidisciplinar e para múltiplos stakeholders de um projeto. Embora seja mais fácil desenvolver pesquisas de forma isolada, soluções inovadoras virão mais facilmente através de equipes de trabalho de várias culturas. A academia é geralmente vista como uma “torre de marfim”. No caso da plataforma de conhecimento do Impact Investing Latim America (IILA), professores, estudantes, pesquisadores e praticantes estão desenvolvendo projetos pioneiros para apoiar o crescimento do campo de investimento de impacto.

Publicado no Relatório do World Economic Forum Investor Industries, September 2014