O que é Investimento de Impacto?

Investimentos de impacto buscam resultado socioambiental mensurável, além de retorno financeiro. Ou seja, podem abranger não somente atividades de cunho específico sobre questões socioambientais, mas também projetos de empresas, fundações, institutos e governos buscando conciliar resultado econômico com a possibilidade de gerar impacto social positivo quantificável.

Embora existam métodos consolidados para medir o retorno financeiro desses investimentos, diversas abordagens têm sido utilizadas para medir impacto socioambiental. Uma abordagem alternativa, que tem recebido crescente atenção, é baseada em indicadores de alta relevância ao projeto de impacto e com verificação de adicionalidade, ou seja, a análise não apenas do resultado do projeto em si, mas também do que teria acontecido à população-alvo sem o investimento.

Este modelo de medição está baseado em dois pilares:

• Indicadores que têm elevada relevância para medir o impacto do projeto;
  • Comparação com grupos de controle similares que não foram contemplados pelo investimento.

Adicionalmente, já é possível desenhar instrumentos de mercado que multipliquem as iniciativas de sucesso comprovado. Um exemplo são as chamadas Social Impact Bond e as Development Impact Bonds, que captam recursos de investidores para o patrocínio de projetos com impacto social. Nestes arranjos, com base em métricas de impacto, são estabelecidas metas que quando atingidas, geram uma remuneração ou bônus para os investidores. Desta forma, busca-se não apenas medir impacto, mas também estabelecer incentivos para que os gestores e investidores efetivamente gerem transformações positivas nas populações-alvo.

Para saber mais sobre o ecossistema de investimentos de impacto, visite: