Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Estudos em Negócios/Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental

O Insper Metricis realiza estudos sobre investimentos e estratégias empresariais de alto impacto socioambiental.

Ênfase especial é dada ao desenvolvimento de ferramentas para avaliação de impacto, bem como para a validação de medidas realizadas por organizações e governos.

Com procedimentos de avaliação claros e objetivos, validados por uma organização independente, é possível estimular não somente o crescimento dos investimentos e negócios de impacto, como também impulsionar novas formas de captação e financiamento destes projetos. Além disso, com o aprendizado gerado pelos projetos, espera-se um contínuo registro e aprimoramento de melhores práticas por meio de casos e pesquisas ligadas aos projetos de alto impacto.

Missão
Oferecer às empresas, investidores, organizações e governos estudos sobre estratégias de execução e mecanismos de avaliação direcionados a negócios e investimentos de impacto socioambiental, com vistas a auxiliar o crescimento sustentável desta atividade no Brasil.

Visão
Ser um núcleo de referência de estudos e avaliação de impacto socioambiental apoiando o desenvolvimento dos negócios e investimentos de impacto no Brasil.

A quem se destina

• Empresas e organizações sem fins lucrativos lidando com projetos socioambientais interessadas em medição mais precisa de seu impacto.
  • Governos executando projetos públicos ou PPP’s cujos contratos de execução incluem indicadores socioambientais.
  • Fundos de Investimentos interessados em medição de impacto mais rigorosa de projetos para exposição a sócios ou outros investidores.

Atuação nos projetos

• Realização de estudos sobre estratégias e mecanismos contratuais para a execução de projetos de alto impacto socioambiental.
  • Aplicação de metodologias robustas de medição e remuneração por impacto, com base no princípio de adicionalidade: ênfase em poucos indicadores com grupos de controle.
  • Validação das medidas de impacto efetuadas nos projetos.
  • Transferência de conhecimento: atualização constante das melhores práticas de desenho de contratos e medição de impacto socioambiental.

Sérgio Lazzarini (coordenador)
Ph.D. em Administração – Washington University

Sandro Cabral (coordenador)
Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

José Geraldo Setter Filho (gestão executiva)
Doutorando em Administração – FEA/USP

Andrea Minardi
Doutora em Administração – EAESP-FGV

Angélica Rotondaro
Ph.D. em Estudos Organizacionais – Universidade de St. Gallen

Carol da Costa
Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) – Rutgers, The State University of New Jersey

João Manoel P. de Melo
Ph.D. em Economia – Stanford University

Naercio Menezes Filho
Ph.D. em Economia – University of London

Paulo Furquim de Azevedo
Doutor em Economia – FEA-USP

Priscila Claro
Doutora em Administração – Universidade Federal de Lavras

Ricardo Paes de Barros
Ph.D. em Economia – Universidade de Chicago.

Sérgio Firpo
Ph.D. em Economia – Universidade da Califórnia em Berkeley

Equipe Técnica

Carlos Takahashi
Mestre em Administração – Insper

Carolina Pedrosa Gomes de Melo
Doutoranda em Economia dos Negócios – Insper

Fernando Deodato Domingos

Leandro Nardi

Ligia Vasconcellos
Doutora em Economia – FEA/USP

Thomaz Teodorovicz
Doutorando em Economia dos Negócios – Insper

O Insper Metricis e a Universidade de St.Gallen cooperam em projetos de pesquisa em investimento de alto impacto e são membros co-fundadores da plataforma de conhecimento Impact Investing Latin America – IILA.

Durante o desenvolvimento do conceito da metodologia de medição, o grupo de trabalho contou com o apoio do Latin America Impact Economy Innovation Fund: