O Insper Metricis realiza estudos sobre estratégias organizacionais e práticas de gestão envolvendo projetos com potencial de gerar alto impacto socioambiental.

Ênfase especial é dada ao desenvolvimento de ferramentas para planejar, executar e avaliar projetos de impacto realizados por empresas, organizações sem fins lucrativos e governos.

Com procedimentos de gestão e avaliação sobre a potencial contribuição de projetos de cunho socioambiental, é possível estimular não somente o crescimento dos investimentos e projetos de impacto, como também impulsionar novas formas de captação e financiamento destes projetos.

Além disso, o aprendizado gerado por essas experiências permite o contínuo registro e disseminação de melhores práticas por meio de pesquisas acadêmicas, policy reports, estudos de casos e guias de gestão ligados a projetos de alto impacto.

Missão
Oferecer às empresas, investidores, organizações e governos estudos sobre estratégias, práticas de gestão e metodologias de avaliação direcionados a negócios e investimentos de impacto socioambiental, com vistas a auxiliar o crescimento sustentável desta atividade no Brasil.

Visão
Ser um núcleo de referência de estudos sobre práticas de gestão de impacto socioambiental, apoiando o desenvolvimento dos negócios, projetos e investimentos de impacto no Brasil.

A quem se destina

• Empresas e organizações sem fins lucrativos lidando com projetos socioambientais interessadas em gerir e medir a contribuição dos seus projetos sobre suas populações-alvo.
  • Governos executando projetos públicos ou parcerias público-privadas cujos planos ou contratos de gestão podem incluir indicadores socioambientais.
  • Fundos de investimentos interessados na medição de impacto dos seus projetos como forma de expor os seus resultados a atuais e potenciais investidores.

Atuação nos projetos

• Realização de estudos sobre estratégias, práticas de gestão e mecanismos contratuais para a execução e o monitoramento de projetos de alto impacto socioambiental.
  • Aplicação e aprimoramento de metodologias de medição e remuneração por impacto. Busca-se avaliar a contribuição do projeto por meio da abordagem de adicionalidade: análise da contribuição efetiva do projeto frente ao que poderia ter ocorrido à população-alvo na ausência da intervenção realizada.
  • Transferência de conhecimento: atualização constante das melhores práticas de desenho de contratos e medição de impacto socioambiental, por meio de estudos de casos, guias e artigos.
  • Realização de cursos e encontros com gestores, técnicos e pesquisadores para disseminar melhores práticas e discutir formas de promover a cultura de gestão de impacto.

Sérgio Lazzarini (coordenador)
Ph.D. em Administração – Washington University

Sandro Cabral (coordenador)
Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

José Geraldo Setter Filho (gestão executiva)
Doutorando em Administração – FEA/USP

Andrea Minardi
Doutora em Administração – EAESP-FGV

Angélica Rotondaro
Ph.D. em Estudos Organizacionais – Universidade de St. Gallen

Carol da Costa
Ph.D em Educação (ênfase em Cognição) – Rutgers, The State University of New Jersey

João Manoel P. de Melo
Ph.D. em Economia – Stanford University

Naercio Menezes Filho
Ph.D. em Economia – University of London

Paulo Furquim de Azevedo
Doutor em Economia – FEA-USP

Priscila Claro
Doutora em Administração – Universidade Federal de Lavras

Ricardo Paes de Barros
Ph.D. em Economia – Universidade de Chicago.

Sérgio Firpo
Ph.D. em Economia – Universidade da Califórnia em Berkeley

Equipe Técnica

Carlos Takahashi
Mestre em Administração – Insper

Carolina Pedrosa Gomes de Melo
Doutoranda em Economia dos Negócios – Insper

Fernando Deodato Domingos

Leandro Nardi

Ligia Vasconcellos
Doutora em Economia – FEA/USP

Thomaz Teodorovicz
Doutorando em Economia dos Negócios – Insper

O Insper Metricis e a Universidade de St.Gallen cooperam em projetos de pesquisa em investimento de alto impacto e são membros co-fundadores da plataforma de conhecimento Impact Investing Latin America – IILA.

Durante o desenvolvimento do conceito da metodologia de medição, o grupo de trabalho contou com o apoio do Latin America Impact Economy Innovation Fund: