Indicadores e Publicações

Centro de Estudos em Negócios

Projetos, relatórios de pesquisa acadêmica, artigos acadêmicos, working papers e white papers, entre outros derivados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Conheça aqui alguns destes trabalhos.

  • Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) – dados da série histórica

Mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios (com faturamento até R$ 80 milhões) na economia brasileira. Reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Os empresários das cinco regiões do país e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria) respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado com o apoio do Santander.

Neste arquivo, você encontra a série histórica do IC-PMN com os dados apurados desde a primeira coleta, em 2008, até a mais recente edição.

 


O estudo analisa o impacto potencial da proposta contida no Edital 63/2018 para os emissores de moeda eletrônica e para as inovações no mercado de meios de pagamento, e, consequentemente, para a concorrência e o bem-estar do consumidor.

 


A indústria brasileira de meios de pagamento nos últimos 10 anos tem sido objeto de uma série de intervenções dos legisladores, Banco Central e sistema de defesa da concorrência brasileiro. O objetivo primordial tem sido aumentar a concorrência numa indústria que, apesar de exibir taxas de crescimento elevados, é concentrada e tem relações verticais intrincadas. A sequência de intervenções do Estado, que vão desde o fim da exclusividade entre adquirentes e bandeiras, a garantia de interoperabilidade inter e intra arranjos nos meios de pagamento até a padronização da agenda de recebíveis, ilustra a dificuldade da empreitada e a necessidade de especialização dos órgãos de Estado envolvidos. Este estudo analisa as novas relações contratuais surgidas deste cenário mutante e a evolução da taxa de intercâmbio no Brasil a partir da perspectiva de um mercado de dois lados, em que os cartões intermediam compradores e vendedores. Como medida de controle ex-post das condutas dos participantes deste mercado, identifica-se que deve ser considerada per se ilegal cobrança de taxas de desconto em bandeiras preferenciais mais elevadas quando o lojista usa serviços de outro adquirente para transacionar com cartão. Como medida estruturante, a partir da análise da literatura, torna-se desejável a adoção de medidas que facilitem a entrada de novos emissores de cartões no mercado. Mais concorrência na emissão abriria espaço para a redução do poder de barganha dos grandes emissores em relação às bandeiras, contribuindo para a redução da taxa de intercâmbio.

 


Estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Instituições e Ambiente de Negócios

Este é o primeiro relatório da série: O Judiciário destrinchado pelo “Big Data”, que tem o objetivo de contribuir para o diagnóstico dos problemas e o encaminhamento de soluções do Judiciário brasileiro. Uma discussão dessa importância não pode ser feita com base somente em ideologias e “achismos”. Obter dados é difícil e custoso; porém, recentemente, as ferramentas de data mining facilitaram enormemente a tarefa e trouxeram uma maior precisão na análise, por conta do volume de dados possível de ser analisado. É com base na metodologia do data mining que produziremos os primeiros relatórios desta pesquisa.

 


O estudo de caso buscou verificar quais os desafios decorrentes da entrada da Uber no mercado brasileiro. Ao descrevermos a tecnologia disruptiva da Uber e os benefícios de externalidade de rede trazidos pela empresa, os alunos são guiados para pensarem quanto de valor é destruído no mercado de licenças de táxi. O caso também pode ser utilizado para pensar qual seria a melhor regulação para a Uber no contexto brasileiro.

 


O objetivo deste trabalho é exclusivamente mensurar quantitativamente os impactos causados pela aprovação do Novo Código Comercial, tal qual como ele se apresenta sob a forma dos dois Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional brasileiro (PL 1.572 e PLS 487). A discussão histórica, contextual e qualitativa das propostas serão deixadas de lado, podendo (e devendo) ser retomadas em outro momento e em outras análises.

 


Este estudo tem o objetivo de mapear o funcionamento da Saúde Suplementar e identificar as principais falhas de mercado do sistema, bem como propor políticas para mitigar tais problemas.

 


Este trabalho busca identificar as razões dos atrasos e imprevisibilidade que marcam os empreendimentos de infraestrutura no Brasil. Ao final, o estudo traz algumas recomendações para aperfeiçoamento das estruturas e processos relacionados à sua implantação.