Indicadores e Publicações

Centro de Estudos em Negócios

Projetos, relatórios de pesquisa acadêmica, working papers e white papers, entre outros derivados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Conheça aqui alguns destes trabalhos.

O IC-PMN mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios (com faturamento até R$ 80 milhões) na economia brasileira. Reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Os empresários das cinco regiões do país e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria) respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado com o apoio do Santander.



Este estudo tem o objetivo de mapear o funcionamento da Saúde Suplementar e identificar as principais falhas de mercado do sistema, bem como propor políticas para mitigar tais problemas.

 


O estudo analisa o impacto potencial da proposta contida no Edital 63/2018 para os emissores de moeda eletrônica e para as inovações no mercado de meios de pagamento, e, consequentemente, para a concorrência e o bem-estar do consumidor.

 


A indústria brasileira de meios de pagamento nos últimos 10 anos tem sido objeto de uma série de intervenções dos legisladores, Banco Central e sistema de defesa da concorrência brasileiro. O objetivo primordial tem sido aumentar a concorrência numa indústria que, apesar de exibir taxas de crescimento elevados, é concentrada e tem relações verticais intrincadas. A sequência de intervenções do Estado, que vão desde o fim da exclusividade entre adquirentes e bandeiras, a garantia de interoperabilidade inter e intra arranjos nos meios de pagamento até a padronização da agenda de recebíveis, ilustra a dificuldade da empreitada e a necessidade de especialização dos órgãos de Estado envolvidos. Este estudo analisa as novas relações contratuais surgidas deste cenário mutante e a evolução da taxa de intercâmbio no Brasil a partir da perspectiva de um mercado de dois lados, em que os cartões intermediam compradores e vendedores. Como medida de controle ex-post das condutas dos participantes deste mercado, identifica-se que deve ser considerada per se ilegal cobrança de taxas de desconto em bandeiras preferenciais mais elevadas quando o lojista usa serviços de outro adquirente para transacionar com cartão. Como medida estruturante, a partir da análise da literatura, torna-se desejável a adoção de medidas que facilitem a entrada de novos emissores de cartões no mercado. Mais concorrência na emissão abriria espaço para a redução do poder de barganha dos grandes emissores em relação às bandeiras, contribuindo para a redução da taxa de intercâmbio.

 

 


Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Centros Urbanos

Estudo aprofunda o diagnóstico das invasões em duas áreas de conservação, categorizadas como Áreas de Preservação Ambiental (APAs) no Município de São Paulo e dados confirmam hipótese de aumento do número dessas invasões. São avaliadas dados de renda, acesso a serviços básicos nessas regiões, perfil de morbidades, dentre outros dados. Intuito é contribuir no diagnóstico dos impactos socioambientais, contribuindo no planejamento de políticas públicas sustentáveis e na proposição de soluções em moradia e em preservação ambiental em centros urbanos.


O estudo Integração dos ODS na Estratégia Empresarial – Uma contribuição da Rede Brasil do Pacto Global para a Agenda 2030 é mais um esforço no sentido de traduzir os temas da sustentabilidade para a linguagem corporativa, permitindo que o setor privado compreenda e assuma o seu papel de liderança neste contexto. Nesta edição, com uma amostra de 142 empresas da Rede, são investigadas com profundidade a presença da sustentabilidade na gestão dos negócios, possibilitando um entendimento mais claro das fortalezas e das vulnerabilidades dessas organizações e contribuindo para o direcionamento estratégico.