Indicadores e Publicações

Centro de Estudos em Negócios

Projetos, relatórios de pesquisa acadêmica, artigos acadêmicos, working papers e white papers, entre outros derivados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Conheça aqui alguns destes trabalhos.

  • Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) – dados da série histórica

Mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios (com faturamento até R$ 80 milhões) na economia brasileira. Reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Os empresários das cinco regiões do país e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria) respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado com o apoio do Santander.

 


O estudo analisa o impacto potencial da proposta contida no Edital 63/2018 para os emissores de moeda eletrônica e para as inovações no mercado de meios de pagamento, e, consequentemente, para a concorrência e o bem-estar do consumidor.

 


A indústria brasileira de meios de pagamento nos últimos 10 anos tem sido objeto de uma série de intervenções dos legisladores, Banco Central e sistema de defesa da concorrência brasileiro. O objetivo primordial tem sido aumentar a concorrência numa indústria que, apesar de exibir taxas de crescimento elevados, é concentrada e tem relações verticais intrincadas. A sequência de intervenções do Estado, que vão desde o fim da exclusividade entre adquirentes e bandeiras, a garantia de interoperabilidade inter e intra arranjos nos meios de pagamento até a padronização da agenda de recebíveis, ilustra a dificuldade da empreitada e a necessidade de especialização dos órgãos de Estado envolvidos. Este estudo analisa as novas relações contratuais surgidas deste cenário mutante e a evolução da taxa de intercâmbio no Brasil a partir da perspectiva de um mercado de dois lados, em que os cartões intermediam compradores e vendedores. Como medida de controle ex-post das condutas dos participantes deste mercado, identifica-se que deve ser considerada per se ilegal cobrança de taxas de desconto em bandeiras preferenciais mais elevadas quando o lojista usa serviços de outro adquirente para transacionar com cartão. Como medida estruturante, a partir da análise da literatura, torna-se desejável a adoção de medidas que facilitem a entrada de novos emissores de cartões no mercado. Mais concorrência na emissão abriria espaço para a redução do poder de barganha dos grandes emissores em relação às bandeiras, contribuindo para a redução da taxa de intercâmbio.

 


Estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Instituições e Ambiente de Negócios

Série O Judiciário destrinchado pelo “Big Data”

Esta série tem o objetivo de contribuir para o diagnóstico dos problemas e o encaminhamento de soluções do Judiciário brasileiro. Uma discussão dessa importância não pode ser feita com base somente em ideologias e “achismos”. Obter dados é difícil e custoso; porém, recentemente, as ferramentas de data mining facilitaram enormemente a tarefa e trouxeram uma maior precisão na análise, por conta do volume de dados possível de ser analisado. É com base na metodologia do data mining que produziremos os primeiros relatórios desta pesquisa

Este relatório analisou cerca de 130 mil julgados de primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho, 2ª região, grande São Paulo e capital, de 2006 a 2016. De acordo com a análise destes casos, parece claro que é previsível que o Judiciário dê provimento, pelo menos parcial, aos reclamantes. Nesse sentido, não cabe falar em imprevisibilidade da Justiça do Trabalho, nem atribuir a alta litigância à imprevisibilidade. O estudo também levantou dados sobre o valor e frequência das condenações e sobre o comportamento de grandes litigantes na Justiça do Trabalho.

Neste relatório, os pesquisadores analisaram quais incentivos econômicos fazem com que empregados e empregadores sigam litigando em um ambiente de relativa previsibilidade judicial.

 


O estudo de caso buscou verificar quais os desafios decorrentes da entrada da Uber no mercado brasileiro. Ao descrevermos a tecnologia disruptiva da Uber e os benefícios de externalidade de rede trazidos pela empresa, os alunos são guiados para pensarem quanto de valor é destruído no mercado de licenças de táxi. O caso também pode ser utilizado para pensar qual seria a melhor regulação para a Uber no contexto brasileiro.

 


O objetivo deste trabalho é exclusivamente mensurar quantitativamente os impactos causados pela aprovação do Novo Código Comercial, tal qual como ele se apresenta sob a forma dos dois Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional brasileiro (PL 1.572 e PLS 487). A discussão histórica, contextual e qualitativa das propostas serão deixadas de lado, podendo (e devendo) ser retomadas em outro momento e em outras análises.

 


Este estudo tem o objetivo de mapear o funcionamento da Saúde Suplementar e identificar as principais falhas de mercado do sistema, bem como propor políticas para mitigar tais problemas.

 


Este trabalho busca identificar as razões dos atrasos e imprevisibilidade que marcam os empreendimentos de infraestrutura no Brasil. Ao final, o estudo traz algumas recomendações para aperfeiçoamento das estruturas e processos relacionados à sua implantação.