Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Empreendedorismo

Um ecossistema empreendedor provê oportunidades para os alunos adquirirem conhecimento e desenvolverem competências que os apoiem na concretização de suas ideias em negócios.

O papel do Centro de Empreendedorismo (CEMP) é facilitar o desenvolvimento dos indivíduos, alinhado ao desenvolvimento dos negócios. O CEMP atua em três eixos principais: formação, inspiração e experiência.

O pilar de formação está relacionado ao aprendizado do conteúdo útil a um empreendedor. Deve prover o conhecimento de conceitos, métodos e ferramentas para o bom funcionamento de uma startup, nos âmbitos comercial, administrativo, operacional. Atuação por meio de eventos, workshops, metodologias e disciplina voltadas ao empreendedorismo.

Já o pilar de inspiração está diretamente relacionado a aprender com as experiências de outros empreendedores. Isso inclui explorar os dois lados do empreendedorismo: o sucesso e o fracasso, e mostrar que empreender também é uma opção de carreira, assim como fizeram vários de nossos alumni.

O pilar de experiência baseia-se em aprender fazendo, ou melhor, falhando. Dificilmente um empreendedor terá sucesso na primeira tentativa de empreender. Desta forma, é importante que os alunos joguem o jogo real, e falhem, ainda dentro da escola. Os principais canais de experiência dentro do ecossistema são: competições internas, prestação de serviços, programas de pré-aceleração, contatos com startups e espaços de coworking.

O CEMP desenvolve essa rede de especialistas, mentores e investidores que atuam nessas iniciativas e também é responsável pala criação e gestão de um espaço que viabilize o trabalho em time e a criação de novos projetos.

Víctor Macul
Coordenador do Centro de Empreendedorismo

Arthur Fernandes Mariano Marcelino
Atendimento e Operações

O Programa de Mentoria do Centro de Empreendedorismo tem a missão de colaborar com o desenvolvimento dos projetos de inovação dos integrantes da Comunidade Insper, alunos e alumni, conectando-os com mentores que possam compartilhar experiência, conhecimento e habilidades ao longo dos diferentes estágios da jornada do empreendedor.

Por meio do conhecimento e experiência de voluntários como nossos alumni, docentes, empreendedores e líderes empresariais, os empreendedores da Comunidade Insper têm acesso a três tipos de mentoria: Coletiva, Horizontal e Vertical.

A Mentoria Coletiva é um evento mensal no qual os empreendedores da Comunidade Insper apresentam seus projetos para uma plateia heterogênea, composta por alunos, ex-alunos, mentores do CEMP e representantes de aceleradoras e fundos de investimento parceiros com o intuito de aumentar a interação e agregar valor ao conhecimento acumulado na comunidade. É ideal para que empreendedores em estágios iniciais possam aprender com os mais experientes e, para aqueles que já estão mais maduros, possam anunciar seus projetos para a comunidade, receber feedback e estabelecer conexões produtivas. A Mentoria coletiva é uma iniciativa do CEMP em parceria com o Comitê Alumni de Empreendedorismo.

A Mentoria Horizontal consiste no acompanhamento periódico do mentor,  ao longo de um período específico da jornada do empreendedor. É ideal para empreendedores com um projeto mais bem estruturado, com objetivos de médio prazo (3 a 6 meses). Alguns exemplos que nossa equipe de mentores pode atuar são: revisão do planejamento estratégico, desenvolvimento de um novo modelo de negócio, construção de um MVP, estruturação de um plano de marketing e vendas, etc.

Já a Mentoria Vertical é aquela conversa com um especialista que está faltando para resolver uma dúvida pontual do empreendedor. É ideal para quem está com dificuldade na realização de uma atividade específica, como, por exemplo, montar um pitch, estruturar participação societária, revisar uma planilha de viabilidade econômica, captar investimento, aprofundar o entendimento em uma tecnologia ou setor específico, etc.

O empreendedor também pode solicitar uma Mentoria Vertical com algum membro da Comunidade Insper que represente sua persona, ou seja, que se enquadre no segmento de mercado que sua empresa atua. Recomendamos encontros desse tipo para empreendedores que estão na fase inicial e precisam aprofundar o entendimento sobre o comportamento do consumidor, por meio de entrevistas de empatia e testes de protótipos.

As sessões de mentoria são estabelecidas com base nas necessidades do futuro empreendedor e de acordo com as áreas de especialização, interesses e disponibilidade dos mentores disponíveis.

O Programa de Mentoria é gratuito e o único critério para solicitar uma sessão é ser nosso aluno ou alumni e já ter uma ideia de negócio que represente uma oportunidade real de mercado.

Para participar do Programa de Mentoria, acesse este documento com todas as instruções para realizar a solicitação.

Participe!

Empreendedorismo é mais do que o processo de iniciar um negócio. É a capacidade de identificar, desenvolver e capturar oportunidades. Uma mentalidade empreendedora é fundamental para todas as organizações, pequenas ou grandes, novas ou antigas, com ou sem fins lucrativos. Ser empreendedor é ter a capacidade de transformar ideias em realidade, de gerar oportunidades, para si e para a comunidade onde se está inserido.

O Insper desenvolve alunos com essa mentalidade e por isso o empreendedorismo faz parte da sua cultura. Aqui apoiamos integrantes da Comunidade Insper, alunos e alumni, que desejam seguir a carreira empreendedora ou desenvolver suas competências para empreender em qualquer ambiente ou tipo de organização.

A fim de atendermos os novos negócios de forma mais assertiva e direcionada, dividimos os projetos em quatro etapas: investigação, estruturação, prototipação e realização. O CEMP oferece aos empreendedores mentorias, conteúdos,  acesso a serviços e parceiros, de acordo com a etapa de cada  projeto/negócio. Saiba em que fase está o seu projeto:

INVESTIGAÇÃO

Momento de experimentação. O empreendedor está explorando possíveis alternativas, conhecendo o mercado e compreendendo de forma mais profunda o seu território de atuação.

ESTRUTURAÇÃO

Busca de metodologias para o projeto como Design Thinking, Canvas, mentorias e outras ferramentas para a estruturação do negócio. Workshops e orientações de especialistas são fundamentais nesta etapa.

PROTOTIPAÇÃO

Momento de consolidação. Por meio de aceleradoras, o empreendedor busca investidores, conselheiros, equipe e sócios para a validação do projeto.

REALIZAÇÃO

Com o projeto já desenvolvido, este é o momento de implementação. O empreendedor executa o plano de ação e começa o seu negócio.

O Insper Angels é uma rede de investimento anjo formada por alumni da instituição. A missão da rede é investir em talentos empresariais brasileiros e ela é atingida através da facilitação do encontro entre boas empresas startups e investidores potenciais, ambos pertencentes ao ecosistema Insper.

A força do Insper Angels vai muito além do capital. Empresas investidas por membros do Insper Angels contarão com:

  • O apoio de uma rede de profissionais de diversos backgrounds e experiências, composta pelos seus membros;
  • Networking, mentorias e workshops oferecidos pelo CEMP;
  • Parcerias institucionais do CEMP;
  • A chance de receber investimento anjo para a sua startup.

Atualmente, os critérios para aplicação de projetos no Insper Angels são:

  • Empresa formada há menos de 3 anos;
  • A empresa deve possuir entre seus fundadores pelo menos 1 aluno ou alumni do Insper, ou deve ser apresentada por um membro do Insper Angels;
  • A empresa deve ser brasileira.

Se sua empresa se enquadra nos critérios acima, inicie sua aplicação através deste Formulário de Aplicação.

Se você é um alumni e deseja fazer parte do grupo, cadastre-se e seja um membro.

Caso queira comunicar-se conosco, envie email para insperangels@insper.edu.br