Home/Pesquisa e Conhecimento/Centro de Agronegócio Global/Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020

Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020

Saiba mais sobre os debates e faça sua inscrição

 

O centro Insper Agro Global tem o objetivo de analisar os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial. Para aprofundar o debate realizou em 2020 o Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, que compreendeu eventos no formato de webinar com a participação de especialistas de renome e público qualificado para discutir temas relevantes que permeiam o desenvolvimento do agronegócio no Brasil e no mundo.

Neste primeiro ciclo foram realizados debates qualificados sobre temas como: comportamento do produtor na era digital; Saúde Única e segurança do alimento; comércio internacional; custos e valor das terras agrícolas; nova infraestrutura; pecuária sustentável; coordenação das cadeias agropecuárias na questão ambiental; combate ao desmatamento ilegal, construção da imagem agroambiental brasileira no exterior entre outros.

Todos os eventos são moderados por Marcos Jank, Coordenador do Insper Agro Global.

Saiba mais sobre os eventos:


Conheça os eventos já realizados


Próximo evento:

9º Debate – 04/02
Compra de terras por estrangeiros: ameaça ou oportunidade?

É inconteste a necessidade de capital de longo prazo para fortalecimento da atividade agropecuária brasileira. O ingresso deste capital via aquisição de ativos é uma alternativa que está novamente posta na mesa, por meio do projeto de lei 2.963/2019 sobre a flexibilização de compra e posse de terras por estrangeiros.

Em discussão no Congresso Nacional, tal projeto, no entanto, está longe de ser unanimidade dentro do próprio setor do agronegócio. Mesmo que cercada de cuidados para temas mais sensíveis como restrições no bioma amazônico e faixas de fronteira e em função do perfil comprador (ONGs, estatais estrangeiras, etc.) a proposta tem enfrentado resistências. Alguns críticos temem a perda de soberania, enquanto outros alegam preocupação relativa a possível desrespeito a exigências ambientais e trabalhistas.

Insper Agro Global em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promove o webinar Compra de terras por estrangeiros: ameaça ou oportunidade? para debater sobre o projeto de flexibilização de terras que está sendo discutido no Congresso Nacional. O encontro faz parte do Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, patrocinado pelo Itaú-BBA.

Para o debate, reunimos André Pessôa, presidente da Agroconsult, Bartolomeu Braz Pereira, presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), Irajá Silvestre Filho, senador federal pelo Tocantins e autor do PL em pauta, e Jerônimo Goergen, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul. A abertura institucional será realizada por Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, e a mediação do debate por Marcos S. Jank, coordenador do Insper Agro Global e membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.

Debatedores:
André Pessôa – Presidente da Agroconsult, é membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP (COSAG), do Conselho de Informações de Biotecnologia (CIB), Observatório do Empreendedor (OEmp) e do Conselho Curador da Fundação CERTI.

Bartolomeu Braz Pereira – Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e vice-presidente do Instituto Pensar Agro (IPA). Produtor rural em Goiás.

Irajá Silvestre Filho – Senador federal do PSD pelo Tocantins (2019-2026). Foi deputado federal entre 2011 e 2019.

Jerônimo Goergen – Deputado federal do Progressistas-RS. Está no seu quinto mandato parlamentar, tem forte ligação com o agronegócio tendo sido assessor especial do Ministro da Agricultura Pratini de Moraes. É formado em direito.


Abertura e mediação:
Julia Dias Leite – Diretora Presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi Secretária Executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). É Fellow do Inter-American Dialogue e Presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.


Mediação:
Marcos Jank – Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.

Faça sua inscrição


Importante: datas, temas e convidados podem ser alterados a qualquer momento. Acompanhe esta página para obter informações atualizadas.