Com 20% do PIB e metade das exportações brasileiras, o agronegócio é o setor mais internacionalizado da economia brasileira, mas com grandes desafios em áreas como competitividade, sustentabilidade, segurança do alimento e meio ambiente, inserido em um contexto global de incertezas relacionadas à recuperação pós pandemia, à credibilidade do multilateralismo, e aos caminhos que a geopolítica mundial vai tomar frente à ameaça cada vez mais concreta das mudanças climáticas.
Vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, o centro Insper Agro Global tem como objetivo analisar os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial. O centro pretende se tornar referência nacional e internacional na análise do agronegócio global, desenvolvendo estudos estratégicos, desenhos de políticas com sólida base teórica e empírica e formação de gestores públicos e lideranças do setor privado. As contribuições do Insper Agro Global estão centradas em três eixos: ensino (cursos executivos e acadêmicos), pesquisa (livros, estudos estratégicos e policy papers), e extensão e difusão de conhecimento (eventos, debates, palestras e artigos de mídia).
O centro está desenvolvendo parcerias no país e no exterior. Neste âmbito mantém desde 2019 convênio técnico com a Embrapa, em 2020 recebeu apoio do Itaú-BBA para realização do seu ciclo de debates e em 2021/2022 contará com o apoio institucional das empresas Itaú-BBA, Bayer, Cargill, Mosaic, Rumo Logística e Fundação Brava.
Principais áreas de atuação: segurança alimentar, política comercial, inserção internacional do agro, segurança do alimento, valor adicionado e diferenciação, inovação, bioenergia, infraestrutura, comunicação, sustentabilidade e impactos da mudança do clima.
Acesse a apresentação realizada durante o lançamento do centro
Acesse o relatório de atividades realizadas entre agosto de 2019 e dezembro de 2020
Detentor de enormes reservas de florestas tropicais, de uma agricultura exportadora que se situa entre as mais eficientes do planeta e de uma matriz energética dominada por fontes renováveis, o Brasil tem potencial para exercer papel protagônico na tríplice crise vivenciada pela humanidade — insegurança alimentar, insegurança climática e insegurança energética.
O curso Agro e Meio Ambiente: Desafio Climático Global e Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, resultado de uma parceria com a Columbia University, nasceu da elevada demanda de mercado por profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na interface entre agropecuária e meio ambiente, com ênfase no impacto das mudanças do clima e na garantia de segurança alimentar por meio de cadeias produtivas sustentáveis.
Gestão e Governança no Agronegócio
A complexidade e a escala do agronegócio brasileiro demandam o aperfeiçoamento no nível e no preparo de suas lideranças. Novos riscos, demandas de capital e habilidades específicas estão surgindo com a crescente digitalização das operações agrícolas. Essa tendência torna ainda mais premente a necessidade de sofisticação dos executivos e dirigentes do agronegócio. Apresentamos uma proposta diferenciada de Educação Executiva que visa preparar os participantes ao mesmo tempo conceitualmente e com um ferramental prático que os permitirá conduzir o negócio de forma mais eficiente e dentro de níveis de riscos sustentáveis.
O Brasil no Agronegócio Global
Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil destaca-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. No entanto, o mercado mundial vem apresentando grandes transformações e novas exigências, para as quais o agronegócio deve estar preparado, demandando profissionais do setor público que entendam estas novas dinâmicas e atuem de forma inteligente e coordenada para ampliar a inserção internacional do País. O curso busca apresentar uma visão ampla dos principais desafios que envolvem o agronegócio brasileiro neste novo contexto global.
Curso restrito aos diplomatas do Itamaraty (lotados em Brasília ou no exterior), funcionários da APEX, servidores do Ministério da Agricultura e instituições vinculados ao MAPA e servidores do Ministério da Economia.
O curso Direito do Agronegócio relaciona a ordem econômica da atividade ao regime jurídico atual. Os encontros debatem sobre os principais problemas enfrentados no setor, com visão abrangente sobre o funcionamento dos sistemas agroindustriais na relação e conceituação dos negócios jurídicos realizados dentro desse amplo contexto. Serão discutidos os aspectos dessa ordem de conceitos que representam sua moderna atividade, suas características na integração das atividades econômicas que vão desde o fornecimento de insumos da produção, industrialização, armazenamento, comercialização e logística. Também serão destacados os elos de relação do Direito com o mercado financeiro visando melhor desempenho da atividade e menor custo de transação.
O papel do agro em um mundo complexo
O agronegócio corresponde a cerca de 20% do Produto Interno Bruto brasileiro, 19% da população ocupada e por metade das exportações no país. Tais números revelam o elevado grau de importância deste setor para economia brasileira, que tem apresentado alto grau de desenvolvimento e crescimento econômico em meio a um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador em âmbito global. As transformações e novas exigências vêm demandando também maiores esforços de compreensão sobre o setor, notadamente em aspectos como interpretação de dados, comunicação, imagem e impactos ambientais. Há uma demanda crescente por profissionais dos setores de comunicação e mídia com elevada qualificação para realizarem análises acerca das novas dinâmicas e relações apresentadas pelo setor. Foi assim que surgiu o Programa Executivo “O papel do agro em um mundo complexo”, restrito para jornalistas e profissionais de mídia que atuam direta ou indiretamente com temas relacionados ao agronegócio.
Agronegócio – Economia e Políticas (Disciplina Eletiva – Trilha de políticas públicas – 1º semestre de cada ano)
Em meio à crescente demanda global por produtos do agronegócio, motivada pelos avanços populacional e de renda per capita, o Brasil desponta-se entre os maiores exportadores mundiais graças à sua capacidade de produção e produtividade. No entanto, o mercado mundial do agronegócio é altamente dinâmico e vem apresentando mudanças, novas exigências e desafios. Com uma estruturação lógica e conteúdos atualizados, este curso voltado a alunos de graduação do Insper introduz os conceitos do agronegócio e de sistemas agroindustriais, sob enfoque de economia, administração e política pública, apresentando métodos analíticos para entender evolução deste setor no Brasil e sua inserção global. Também permite o reconhecimento e contato com novas tendências e questões globais, incluindo esforços de análise, estudos de caso, debates e o desenho de políticas públicas para o setor.
Bruno Varella Miranda
Ph.D em Economia Aplicada – University of Missouri-Columbia
Sergio Lazzarini
Ph.D. em Administração – Washington University, St. Louis
Paulo Furquim de Azevedo
Doutor em Economia – FEA/USP
Danny Pimentel Claro
Ph.D em Administração – Wageningem University
Priscila Borin Claro
Doutora em Administração – UFLV
Tiago Fischer
Doutor em Administração – FEA/USP
Cinthia Cabral da Costa | EMBRAPA
Doutora em Economia Aplicada – ESALQ/USP
Antônio Carlos Ortiz | Coordenador do curso executivo sobre Gestão e Governança no Agronegócio
Mestre em Economia Agrícola – Purdue University
Renato Buranello | Coordenador do curso executivo sobre Direito do Agronegócio
Doutor em Direito Comercial – PUC/SP
Camila Dias de Sá
Doutora em Administração – FEA/USP
Leandro Gilio
Doutor em Economia Aplicada – ESALQ/USP
Após dois anos de pandemia, período em que foram realizados 18 debates de forma remota e 1 debate em formato híbrido, propomos um novo conceito para o ciclo de debates de 2022. Neste ano o programa será trimestral com inovações no seu formato. Serão debates híbridos, com duas horas de duração para maior aprofundamento dos temas, sempre divididos em dois painéis. A ideia é, quando possível, oferecer posições contraditórias, embasadas em dados de pesquisa e maior interação do público. O intuito é fomentar debates qualificados que contribuam para a reflexão verdadeira pelos ouvintes. O programa de 2022 em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) está assim organizado:
Ao passo que as mudanças climáticas caminham para o cerne da política e da economia mundial, há um escrutínio crescente sobre a produção brasileira. Discutir como o agronegócio brasileiro pode ser influenciado por essas transformações é essencial para melhorar a inserção e o posicionamento global do país nessa área.
Painel I: Mudanças climáticas e a nova arquitetura do agro global: ameaça ou oportunidade para o Brasil?
Painel II: Impactos das demandas agroambientais e dos mercados de carbono sobre o produtor brasileiro
Debatedores
a confirmar
Mais informações em breve
Ao que tudo indica 2022 será um ano intenso para o agro brasileiro, com desafios de custos, disponibilidade de equipamentos e insumos, volatilidade climática e de preços, desafios organizacionais e de governança e impacto do processo eleitoral no setor. Ao final de 2022 será importante fazer um balanço anual do agro e apontar as perspectivas para 2023.
Painel I: Produção, consumo e comércio do agro brasileiro
Painel II: Desafios em insumos, infraestrutura, meio ambiente, instrumentos financeiros
Debatedores
a confirmar
Mais informações em breve
Debates Anteriores
Resultado de parceria entre o Insper Agro Global e a Embrapa Instrumentação Agrícola, o Portal Global Agri Trade Data (Gat) é um conjunto de dashboards que, de forma interativa e ilustrativa, apresenta uma gama de indicadores quantitativos e de dados sobre o comércio agrícola internacional.
Projetos, relatórios de pesquisa acadêmica, working papers e white papers, entre outras publicações derivadas de estudos desenvolvidos pelos pesquisadores. Conheça aqui estes trabalhos.
Newsletter
Papers e working papers
Boletins
Blog Agro Global
Artigos em jornais e revistas
Outras Publicações
Trabalhos de conclusão de curso
As empresas destacadas são apoiadoras do Insper Agro Global. Importante ressaltar que apoiadores da escola não têm nenhuma interferência em pesquisas, cursos, webinários ou quaisquer outros conteúdos produzidos pelo Insper.