Não há filtros disponíveis para os resultados
Busca no Repositório Acadêmico
Filtros
Não há filtros disponíveis para os resultados
Capítulo de Livro
Artigo Científico
Trabalho de Conclusão de Curso
Os impactos de uma sociedade caracterizada por um convívio desbalanceado com a natureza, que por séculos vem consumindo recursos naturais e emitindo gases poluentes em ritmo insustentável, são cada vez mais nítidos e preocupantes. A economia global caminha em ritmo acelerado para um ponto de transição para uma economia verde, onde o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente caminham lado a lado. Sofrendo forte pressão da opinião pública, as grandes empresas tem trabalhado incansavelmente para apresentar alternativas mais sustentáveis. Os títulos verdes, também chamados green bonds, tem se mostrado uma possibilidade bastante promissora e vem ganhando relevância no cenário mundial. O presente estudo tem como objetivo, através do relato técnico de uma operação do Itaú Unibanco, analisar os green bonds, desde as condições necessárias para a sua emissão até as áreas com maior potencial para a destinação dos recursos, bem como a sua importância na transição para uma economia verde e o seu potencial no mercado de capitais brasileiros como uma opção sustentável de financiamento para as empresas.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Inovar-Auto é um programa criado em 2012 que oferece benefícios fiscais para montadoras que desenvolvem e produzem automóveis no Brasil e cujos veículos batem metas de consumo estabelecidas previamente. O programa foi considerado um marco na regulação de poluentes da indústria automotiva brasileira, pois embora não exista nenhuma pressão global para o Brasil reduzir suas emissões de CO2, por ser um país emergente, o programa apresenta metas ousadas nos moldes europeus. O aumento das vendas de veículos e, portanto, das emissões de poluentes veiculares, representa externalidades negativas, como queda na mobilidade urbana e na saúde da população, explicando a intervenção do governo na indústria automotiva. Contudo, devido a sua natureza protecionista, o Inovar-Auto foi condenado na Organização Mundial do Comércio em 2017. Este trabalho pretende analisar apenas os efeitos ambientais do programa Inovar-Auto iniciado em 2013 até o seu final em 2017. Será apresentado os programas de incentivo à eficiência energética dos veículos leves em dois grandes mercados automotivos: EUA e Europa, o programa brasileiro, as metas estabelecidas para cada montadora e uma comparação entre o cenário esperado e o realizado. No final haverá uma descrição superficial dos motivos da condenação pela OMC e da evolução do programa: o Rota 2030.
Trabalho de Conclusão de Curso
Ao realizar um oferta pública inicial de ações (IPO), os acionistas controladores e os administradores assinam um contrato estabelecendo o período de lock-up, durante o qual estes não podem vender e/ou ofertar a venda de suas participações. A regra estabelece que os mesmos só poderão vender, após seis meses da oferta inicial, até 40% de sua participação e o restante após o primeiro ano. Este trabalho examina e compara o comportamento da ação por volta da expiração deste primeiro período entre empresas que receberam ou não investimentos de fundos de Private Equity ou Venture Capital. Na literatura internacional, observam-se retornos anormais decrescentes assim como um aumento do volume de ações negociadas em torno do final do período de lock-up, sendo que o retorno negativo é maior naquelas empresas que receberam apoio dos fundos mencionados. Neste trabalho nota-se que no mercado brasileiro não há indícios que este evento cause qualquer impacto direto sobre os desempenhos das ações, embora tenha sido possível perceber que as ações de empresas que receberam aportes dos fundos mencionados apresentaram desempenho superior às ações que não o receberam durante o período estudado.
Trabalho de Conclusão de Curso
A tecnologia alterou todos os tipos de negociação e consequentemente com a educação e o universo escolar não seria diferente. O presente trabalho acadêmico busca abordar as regras, especificações e legislações aplicáveis que envolvem o Contrato de Fornecimento de Material Didático Digital para fins educativos como a compra e renovação completa de materiais virtuais, material pedagógico escolar virtual e avaliação pedagógica (reputada como um dos principais aprimoramentos da política pública hoje no Brasil). Esta nova ferramenta incorpora ações realizadas em um processo contratual específico, em particular com a negociação de contratos virtuais no formatos Business to Consumer (B2C) ou Business to Business (B2B) e nas plataformas de venda como e-commerce e marketplace. A garantia pode alterar, melhorar a forma e o seu conteúdo, os produtos disponibilizados, desde que não haja mudança em sua definição. Nessa conjectura de novas tecnologias e contratos, é importante verificarmos quais são os direitos aplicáveis a todas as Partes presentes nessa relação. Esse é o tema do presente Artigo que visa apresentar um panorama geral para esses contratos e novos sistemas de ensino criados.
Dissertação
Crimes organizados, como a fraude, terrorismo e tráfico de drogas, são realizados por múltiplos agressores colaboradores, que podem formar grupos e equipes que desempenham papéis diferentes e por isso a relevância de introduzir os conceitos de redes sociais nas análises investigativas desses crimes. Primeiramente, introduz-se o conceito de redes sociais e o comportamento dos criminosos. A base de dados utilizada é referente a compras no e-commerce, sendo que quando ocorre o chargeback (estorno do valor da compra pela administradora do cartão ao titular) a compra é considerada fraude, senão é considerada não fraude. Portanto, o trabalho inova na proposta da metodologia (análise de redes sociais) e na unidade de estudo (compras) e propõe três hipóteses a fim de verificar se as redes fraudulentas e não fraudulentas se diferenciam em suas características estruturais, utilizando a metodologia de regressão logística e de ego social network para o desenvolvimento do trabalho. Dentre os principais resultados encontrados, a estrutura da rede de cada compra fraude e não fraude se diferencia na: 1) quantidade de conexões, 2) quantidade de intermediações com outras compras e 3) densidade da rede. As redes ego das compras fraudulentas possuem mais conexões, menos intermediações e maior densidade. Palavras-chave:
Caso