Produção de Conhecimento

Artigos acadêmicos

Reconciling financial and social performance through heterogeneous business models: an empirical study of impact-oriented investors

Neste artigo sobre modelos alternativos para impacto social, Sérgio Lazzarini, Sandro Cabral, Leandro Pongeluppe, Luciana Ferreira e Angelica Rotondaro propõem três modelos alternativos usados por investidores de impacto e empreendedores para conciliar retorno financeiro e desempenho socioambiental. O estudo se baseia nos resultados de 65 entrevistas com atores do ecossistema de impacto.

Plural Forms of Interdependent public-private action and the value creation of public initiatives

Estudo comparativo de 24 iniciativas de inovação pública no Brasil, na Índia e na África do Sul encontra complexa rede de participação de atores privados com e sem fins lucrativos. Análises indicam que o sucesso dessas iniciativas requer a presença de competências públicas para liderar e executar operacionalmente os projetos. Em outras palavras, o envolvimento de atores privados em iniciativas de interesse público não pode ser visto como uma mera substituição do esforço de governos ineficientes; é preciso, concomitantemente, desenvolver competências públicas para liderança e gestão compartilhada desses projetos

Implantação e avaliação do sistema de metas e acompanhamento dos resultados da segurança pública no estado do Rio de Janeiro

O estudo examina o Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2016. O SIM estabelece metas para a atuação policial integrada com base em indicadores estratégicos de criminalidade. O atingimento das metas é recompensado com o pagamento de gratificações e premiações simbólicas. Por meio de análises quantitativas e qualitativas da experiência fluminense, o objetivo do estudo foi o de apontar os fatores de sucesso e passíveis de melhoria do programa, podendo servir de guia para outros governos interessados em replicar inovações gerenciais na gestão da política de segurança pública.

Artigos técnicos

Contratos de Impacto Social

Os professores Sérgio Lazzarini, Sérgio Machado e Sandro Cabral e o advogado Marcelo Barbosa propõem que contratos de investimento sejam um novo modo de alavancar projetos sociais no Brasil, ilustrando a proposta com uma aplicação em educação.

As Armadilhas Escondidas da Inovação Inclusiva

Novos produtos e serviços vendidos para pessoas de baixa renda em mercados emergentes são frequentemente descontinuados antes que os esforços alcancem a escala necessária para prosperar. Veja o que os líderes de negócios devem saber para escapar deste destino.

Publicado no Stanford Social Innovation Review, Winter 2015

Como as Universidades podem promover Colaborações Multidisciplinares e Entre Culturas no Investimento de Impacto: o Caso da Universidade de St. Gallen e Insper

Escolas de Negócios podem desempenhar papel importante na construção de um mercado para investimento de alto impacto provendo espaço multidisciplinar e para múltiplos stakeholders de um projeto. Embora seja mais fácil desenvolver pesquisas de forma isolada, soluções inovadoras virão mais facilmente através de equipes de trabalho de várias culturas. A academia é geralmente vista como uma “torre de marfim”. No caso da plataforma de conhecimento do Impact Investing Latim America (IILA), professores, estudantes, pesquisadores e praticantes estão desenvolvendo projetos pioneiros para apoiar o crescimento do campo de investimento de impacto.

Publicado no Relatório do World Economic Forum Investor Industries, September 2014

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.