Estudos de caso

Conheça alguns dos estudos de caso desenvolvidos pela equipe do Insper Metricis.

Avante

O estudo de caso foi desenvolvido como uma ferramenta de ensino, com foco em Negócios Sociais, especialmente para abordar os tópicos: modelos de negócios e avaliação de impacto social.

A Avante foi idealizada pelo empreendedor Bernardo Bonjean não para ser uma instituição financeira tradicional que concederia microcrédito no Brasil, mas para atuar como facilitadora de crédito humanizada com um amplo rol de produtos e serviços. Seu objetivo era entender as necessidades dos microempreendedores, seus principais stakeholders, e oferecer-lhes as soluções mais adequadas e com pouca burocracia. O foco no cliente microempreendedor guiou de forma marcante a trajetória da empresa, que, desde sua fundação no início de 2013 até o final de 2015, vivenciou três modelos de negócio distintos.

Villa Flora

O Villa Flora é um projeto habitacional desenvolvido pela Rossi Incorporadora durante a década de 90. Seu modelo de comunidade é denominado “inteiro ambiente”. Nesse modelo, comunidades de menor renda poderiam ter acesso a imóveis de baixo custo, mas com um padrão de qualidade, beleza, infraestrutura e integração comunitária superiores aos encontrados em projetos semelhantes à época. O modelo inteiro ambiente se baseava no estabelecimento de regras claras para a construção das moradias e das áreas comuns, além de mecanismos de governança comunitária estabelecidos com o pleno engajamento dos moradores locais. O caso traz como dilema a efetividade deste modelo habitacional e sua capacidade de replicação, bem como os impactos sociais deste tipo de empreendimento.

Modelo de Engajamento Natura-UIB

Trata do modelo de negócio desenvolvido pela Natura com as comunidades de agricultores de Moju (Pará), com o objetivo de promover a sustentabilidade. O time da Natura investiu em capacitação e transferência de conhecimento, sem impor a exclusividade no suprimento dos insumos.

Instituto Semeia e a UC Rota Lund

Analisa a potencial PPP da Rota Lund (parque turístico próximo de Belo Horizonte), apoiado pelo Instituo Semeia, com o objetivo de focar em investimentos de impacto. A ideia é buscar o melhor desenho contratual da proposta, com a preocupação de assegurar não apenas atratividade financeira do projeto, mas também metas socioambientais que deveriam ser perseguidas pelo consórcio vencedor, buscando alavancar o desenvolvimento sustentável da região.

A Saútil e a Vox Capital

A Vox Capital é um fundo de investimento privado (private equity) como o objetivo de investir em empresas voltadas a comunidades de baixa renda. Uma destas empresas foi a Saútil, oferecendo uma plataforma para melhorar o acesso aos serviços médicos da rede pública. A plataforma possibilita a disseminação on-line de diversas informações importantes, tais como disponibilidade de exames e medicamentos oferecidos gratuitamente pelo SUS. O caso discute os dilemas de empreendedores voltados a comunidades de baixa renda e formas alternativas de medição de impacto.

GERA Venture Capital: Escalando Oportunidades Educacionais para Jovens de Baixa Renda

O estudo de caso Gera Venture Capital permite discutir o desenho de mensuração em negócios de impacto social, por meio da estratégia do Gera que detém um duplo mandato: impacto educacional e retorno financeiro. O caso permite aos alunos ponderarem qual seria uma boa métrica de avaliação de impacto social, especificamente no setor de educação. Além disso, é possível avaliar a importância do desenho de medição em um contexto de investimento de impacto não usual.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Centro de Estudos em Negócios

Nosso centro é dedicado à produção e disseminação de pesquisas para transformar organizações e ambiente de negócios no Brasil.

Fique por dentro do CENEg.

Doutorado em Economia dos Negócios

O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

Mestrado Profissional em Administração

Desenvolvimento teórico e prático com foco em estratégia empresarial. Conheça o programa