Medição de Impacto social: casos e experiências de empresas

Medição de Impacto social: casos e experiências de empresas
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Debatemos a importância da medição de impacto social na agenda das empresas com apresentações sobre metodologias e casos reais discutidos por especialistas.

Saiba como foi:

Confira a programação

Data: 09/03/2017
Local: sala Jorge Paulo Lemann, 1º andar, Insper

8h30 Recepção

9h  Abertura e boas-vindas

  • Sérgio Giovanetti Lazzarini, professor titular da cátedra Chafi Haddad do Insper, coordenador do Insper Metricis
  • Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura

9h10 Medição de impacto: importância na agenda das empresas.

  • Naercio Menezes Filho, professor titular da cátedra IFB do Insper

9h30 Casos de medição de impacto em empresas

  • Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura
  • Luiz André Soares, gerente senior de Governo e Alianças Estratégicas da Coca-Cola
  • Angela Cristina Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social

10h15 Discussão

  • Ana Sarkovas, diretora executiva do Sistema B Brasil
  • Sandro Cabral, professor associado do Insper e coordenador do Insper Metricis

10h35 Q&A com plateia

  • Mediação: Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura

Evento gratuito, vagas limitadas.

 

Conheça os palestrantes:

  • Abertura – boas-vindas

Sérgio Lazzarini, professor titular da cátedra Chafi Haddad do Insper, coordenador do Insper Metricis
Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular da cátedra Chafi Haddad no Insper e coordenador do Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental (Insper Metricis). Foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. Desenvolve pesquisas sobre estratégias empresariais em mercados emergentes e relações entre empresas privadas e setor público.

Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura
Marcelo Behar é sociólogo e advogado, graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo. Trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo do jornal Folha de São Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministro da Justiça de 2003 a 2007. De 2007 a 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo ano, assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da Companhia Siderúrgica Nacional, posição que ocupou até outubro de 2013. Desde novembro de 2013 é Diretor de Assuntos Corporativos da Natura.

  • Apresentação: Medição de impacto: importância na agenda das empresas

Naercio Menezes Filho, professor titular da cátedra IFB do Insper
É professor titular da Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

  • Casos de medição de impacto em empresas

Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura
Graduada em Processamento de Dados com especialização em Marketing e Gestão Empresarial. Trabalhou 10 anos no e-commerce do mercado de varejo, foi gerente geral de operações na Americanas.com e no Grupo Pão de Açúcar. Chegou na Natura em 2010, quando assumiu a central de atendimento e fortaleceu a cultura de cliente na empresa, trazendo relevantes inovações para essa área. Há 2 anos é Diretora de Relacionamento, atuando na evolução e gestão de todos os processos de relacionamento e engajamento da força de vendas e de mais de 1, 5 milhões de consultoras.

Luiz André Soares, gerente senior de Governo e Alianças Estratégicas da Coca-Cola Brasil
Cientista social (UFF) e possui mestrado em Administração (Coppead/UFRJ). Tem forte experiência em projetos de educação e desenvolvimento em ONGS, empresas e organismos de cooperação. Trabalhou na área de Sustentabilidade e Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil, com maior dedicação aos temas de Água, Amazonas e Agricultura Sustentável. Atualmente é Gerente Senior de Governo e Alianças Estratégicas da Coca-Cola Brasil.

Angela Cristina Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social
Engenheira Química (UFBA) com mestrado em Administração (IBMEC-RJ) e especialista em Avaliação de Programas (CEATS/FIA/USP). Líder Parceira da Fundação Avina, participa do Conselho Deliberativo da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), da FOCO (Fundação Octacílio Coser) e do Instituto Verdescola; do Conselho Fiscal da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, do CONSOCIAL FIESP (Conselho Superior de Responsabilidade Social) e é associada da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional), da RBMA (Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação) e da AEA (American Evaluation Association)

  • Discussão

Ana Sarkovas, diretora comercial do Sistema B
Dedica-se desde março de 2015 ao Sistema B. Formada em Ciências Sociais, pela USP, e Comunicação Social, pela ESPM, começou a sua carreira na Ashoka Brasil. Fez parte da equipe do Banco Real por cinco anos, trabalhando com inserção de sustentabilidade nas áreas de negócio. De 2011 a 2015 dedicou-se à Amata, empresa que tem o propósito de manter as florestas nativas em pé, por meio do desenvolvimento de uma economia florestal. Faz parte da Rede de Responsible Leaders desde 2015.

Sandro Cabral, professor associado do Insper e coordenador do Insper Metricis
Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor associado do Insper na área de Estratégia e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA. Foi professor visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e professor do departamento de Administração da FEA-USP. Realizou seu estágio de doutoramento na Universidade de Paris 1 – Sorbonne. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública, com especial interesse em temas relacionados às interações entre governos, empresas e ONGs a questões ligadas ao desempenho e accountability em serviços públicos e a inovações organizacionais na busca do interesse coletivo.

Realização:

voltar

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco