Conforme avançam em suas carreiras, muitos profissionais começam a se deparar com desafios que exigem múltiplas competências – algumas delas diferentes das aprendidas na graduação. É o caso, por exemplo, de um publicitário que domina as técnicas de comunicação e marketing, mas tem dificuldade no gerenciamento de sua empresa ou um engenheiro com ótimos projetos, mas que não consegue orientar a equipe de forma efetiva. Falta de conhecimentos específicos ou complementares à formação original os levam de volta à escola em busca de visão mais estratégica para a gestão dos negócios.
A identificação da necessidade de desenvolver mais suas habilidades gerenciais foi o que motivou Adams Bastos do Nascimento, analista sênior de Processos em um banco, a buscar o curso de pós-graduação Certificate in Business Administration (CBA) do Insper. Formado em Engenharia Química, Nascimento tinha uma excelente base técnica e acadêmica, mas trabalhando em uma instituição financeira, na área de Processos, percebeu a importância de uma especialização que lhe permitisse ampliar sua visão estratégica para um melhor desempenho da sua função. Mesmo estando no primeiro ano do curso, o analista já percebe na prática os aprendizados no dia a dia da profissão. “As tomadas de decisão já são mais naturais para mim, a base teórica ampliou meus conhecimentos e me deu mais segurança para fazer escolhas mais assertivas”, exemplifica.
Também é consenso entre os profissionais que escolhem um curso de pós-graduação em Administração a importância de aprimorar os chamados soft skills, que envolvem habilidades comportamentais, como comunicação interpessoal, técnicas de apresentação e gestão, além de ter uma visão mais global das diversas áreas que envolvem um negócio.
“O curso me permitiu dar saltos maiores na minha carreira. Entender o mind set de cada área da empresa e dominar conceitos que a minha formação acadêmica não me proporcionou, como indicadores para a medição de resultados, gestão administrativa-financeira, práticas de negociação, entre outros, foi fundamental para me tornar um profissional mais completo”, destaca Pedro Sala Reis, gerente de Marketing em uma construtora, que concluiu o CBA do Insper em 2015. Publicitário de formação, Reis iniciou sua carreira como trainee em uma construtora e ali já percebeu a importância de ampliar suas áreas de conhecimento técnico também. “O viés de negócios era muito importante para mim. Por isso, procurei um curso com foco em gestão”, justifica.
Como as turmas dos cursos de Administração são bastante diversificadas, com profissionais de diversas áreas de atuação, o grupo heterogêneo proporciona debates qualificados. São diversos pontos de vistas sobre um mesmo assunto, com a contribuição de um time multidisciplinar, o que proporciona uma visão mais ampla sobre os temas e o favorecimento do networking entre os alunos.
O CBA do Insper tem duração de 18 meses, com aulas duas vezes por semana e no formato weekend. É indicado para profissionais com até três anos de experiência em diferentes áreas.
Confira mais informações sobre o curso