Aumentar o faturamento, lançar produtos e serviços, chegar a novos mercados, conquistar a liderança em seu segmento: essas são algumas das metas mais perseguidas pelos empreendedores. Mas, para chegar lá, é preciso uma boa dose de planejamento. Antes de montar um plano de metas para 2015,é necessário avaliar dois grupos de variáveis: as externas (o grau de aquecimento da economia, mudanças nos hábitos de consumo dos clientes etc.) e as internas (tamanho e competência da equipe, recursos necessários, resultados da temporada atual). Com essas informações em mão s, será possível determinar objetivos realistas e montar urna estratégia para persegui-los. “0 plano indica um caminho, como se fosse um mapa. Dessa maneira, o empreendedor consegue traçar uma rota prévia e antever os obstáculos”, diz Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP). Confira ao lado as principais etapas para definir suas metas – e alcançar bons resultados.
O que dizem os especialistas?
“Quando enxergo para quem eu vendo (o cliente), com quem eu brigo (os concorrentes) e quem me ajuda (os fornecedores e os parceiros), consigo fazer um plano de metas para ser competitivo. É preciso sempre olhar o passado e tomá-lo como base para planejar o futuro.” – Ruy Barbosa, consultor do Sebrae-SP
“O plano de metas não deve ser visto como um documento engessado. Se a meta não está sendo alcançada, o gestor tem de tomar decisões rápidas.” – Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e inovação do Insper
“Recomendo estabelecer até 15 metas, sendo cinco macro e dez operacionais. Crie o hábito de verificar mensal ou bimestralmente como está o andamento de cada uma delas. Lembre-se de delegar responsabilidade aos colaboradores.” – Alessandro Saade, professor do Master da BSP
Fonte: Revista PEGN – 06/12/2014