Evento promovido em parceria com a ABDF envolveu a participação de representantes de diversos setores
No dia 17 de outubro, realizamos em parceria com a Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) o seminário O Novo Lucro Real. O evento abordou o projeto atualmente em estudo pela Receita Federal do Brasil e que envolve alteração paradigmática do sistema tributário brasileiro, em um debate com a participação de representantes de diversos setores.
“Neste momento em que discutimos reforma tributária e o padrão do IFRS, este evento colabora para aumentar ainda mais a difusão do conhecimento sobre esses temas, iniciativa muito importante para qualificar o debate nas áreas acadêmica, profissional e de políticas públicas”, disse Vanessa Rahal Canado, coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Direito do Insper.
Na sequência, Ana Carolina Monguilod, professora do Insper e Co-chair do WIN, realizou introdução a respeito da convivência entre tributação e contabilidade no Brasil, na qual analisou o passado e o presente dos temas para contextualizar o debate sobre o futuro. “São muitas as normas contábeis que vêm surgindo e mostram que a contabilidade não pode afetar o tributário”, ressaltou.
O debate prosseguiu com a análise dos aspectos internacionais sobre o tema por Flávia Cavalcanti, Co-chair do WIN, com a exposição do projeto em estudo pela Receita Federal por Claudia Pimentel, Coordenadora-Geral da COSIT-RFB e por Gilson Koga, Daniel Prates e Paulo Verçosa, auditores fiscais da Receita, os posicionamentos da academia contábil por Eric Martins, professor do Insper, da grande indústria, por Rogério Araujo, gerente tributário sênior na Tetra Pak e do mercado financeiro, por Gersoní Munhoz, diretora da Goldman Sachs responsável por Tax na América Latina, seguidos por comentários de Maria Carolina Bachur, Doris Canen e Victor Polizeli, advogados.
Veja a íntegra do evento: