Conheça as principais oportunidades proporcionadas por essa verdadeira revolução em curso
Atualmente, vivemos um período em que o alinhamento e a sustentação das estratégias empresariais estão diretamente relacionados ao bom entendimento e à aplicação de novos modelos de negócios, novas tecnologias e de novos modelos de gestão. Estamos na época da Transformação Digital.
De acordo com Edison Audi Kalaf, professor do curso Transformação Digital e do MBA Executivo do Insper, a Transformação Digital pode ser conceituada como as consequências da aplicação de novos modelos de negócios a partir da adoção de novas tecnologias digitais. “Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e evoluem muito rapidamente, impactando os mercados quanto à competitividade e as organizações diretamente nas dimensões de processos, sistemas e pessoas.”
Oportunidades
Entre as principais oportunidades proporcionadas pelos novos modelos de negócio permitidos com a Transformação Digital, do ponto de vista dos mercados, Edison cita a abertura de novos mercados; a ampliação de mercados já existentes; a alavancagem de parcerias entre cadeias produtivas e negócios complementares; e a geração de conhecimento como um produto.
“Agora, olhando para dentro das organizações, podemos incluir grandes aperfeiçoamentos no canal de vendas e de relacionamento com clientes e parceiros. É possível aperfeiçoar e automatizar processos com grande redução de custos, realizar uma grande aceleração no time to market, além de mais agilidade organizacional, desde a tomada de decisão até a oferta de novos produtos e serviços”, ressalta Edison.
Impactos
São muitos os casos de sucesso na adoção destes novos modelos de negócios e novas tecnologias que produzem a Transformação Digital. “O setor industrial, por exemplo, já há alguns anos, passa por uma grande transformação em seus processos produtivos, especialmente graças ao uso do IoT (Internet of Things) na produção. Este processo, em geral, reduz significativamente o head count para produção, além de aumentar a qualidade e reduzir os custos de manutenção na indústria.”
Outro exemplo pode ser observado no varejo, que vive uma transformação radical nos seus canais de relacionamento com clientes. “Isso culmina em transformar as lojas físicas em showrooms e passar a realização de transações como compras, trocas, análise e comparativos para plataformas digitais.”
O setor bancário também é um segmento fortemente impactado pela Transformação Digital. “As fintechs trouxeram plataformas digitais e formas de relacionamento com clientes que imprimem uma agilidade e uma dinâmica de negócios que os bancos tradicionais não têm sido capazes de acompanhar”, observa Edison, que ainda destaca as possibilidades de integração a outras cadeias de valor na aquisição de novos mercados para a oferta de empréstimos pessoais e de outros produtos financeiros, por exemplo.
Sobre Edison Audi Kalaf
Edison Audi Kalaf é empresário da área de TI, professor do MBA Executivo do Insper, do curso Transformação Digital, formado em Ciência da Computação pela Unicamp, com MBA Executivo em Administração pelo Insper e Mestrado em Administração pela PUC-SP.