13/04/2020
Conheça os principais desafios e oportunidades deste cenário em entrevista realizada com Edison Audi Kalaf, professor do Insper
ENTREVISTA| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 |ACESSE A PÁGINA ESPECIAL
Seguindo os esforços conjuntos de toda a Comunidade Insper para mitigar o impacto do vírus Covid-19, estamos publicando uma série de entrevistas com professores, gestores e diretores para abordar ações realizadas pela nossa escola, além de dicas e orientações nas mais diversas áreas para colaborar com a superação dos desafios deste período.
Na entrevista a seguir, Edison Audi Kalaf, professor do Insper, fala sobre impactos, oportunidades e desafios trazidos pela crise atual para os processos de Transformação Digital. Confira:
1) Quais os principais impactos trazidos pela crise causada pelo novo coronavírus aos processos de Transformação Digital das empresas?
Já vivíamos, há alguns anos, um processo de aceleração na Transformação Digital nos mercados em geral e, consequentemente, nas organizações. Este processo, que envolve a adoção de novas tecnologias, a criação de novas soluções e sistemas e, especialmente, uma profunda mudança cultural, já estava na agenda de investimentos das empresas. A pandemia criou um cenário imediato de necessidades relacionadas à tecnologia: trabalho remoto dos colaboradores, atendimento remoto a clientes, novos serviços específicos, entre outros.
2) Podemos afirmar que essa crise gera oportunidades para empresas intensificarem seus processos de transformação digital?
Sim, certamente esta crise gera grandes oportunidades e grandes desafios. No curto prazo, organizações precisam aprender a trabalhar e ser eficientes utilizando ferramentas de comunicação e operação eletrônicas, em geral através da internet. Estes ambientes trazem à tona questões como usabilidade, segurança, flexibilidade de sistemas e infraestrutura que precisam ser avaliadas e definidas.
3) Quais são os principais pontos de atenção que uma empresa que já vem conduzindo um processo de transformação digital deve ter neste momento?
Segundo o Gartner, importante empresa de pesquisas e tendências na área de tecnologia, os principais drivers de investimento do ponto de vista da Transformação Digital e, portanto, os principais pontos de atenção para as organizações são: mobilidade, analytics, redes sociais e cloud computing. Investir em conhecimento técnico de ponta nas áreas internas de TI e escolher fornecedores competentes nestas áreas especificamente e em novas tecnologias em geral são ações fundamentais para a condução dos processos de Transformação Digital. É preciso uma base de conhecimento sólida, tanto internamente quanto com parcerias, para suprir as necessidades de evolução tecnológica para competir neste novo cenário.
4) E para as empresas que desejam iniciar a transformação digital neste momento: quais as primeiras atitudes que elas devem ter nesse sentido?
É fundamental ter clareza das potencialidades da tecnologia no mercado e nos negócios da empresa. Neste contexto, deve-se capacitar executivos, gestores e colaboradores para que esta visão possa ser compartilhada. A Transformação Digital se dá nas dimensões de processos, sistemas e pessoas. Esta última é a mais difícil de aperfeiçoar, pois exige uma mudança na cultura organizacional. Em geral, as empresas têm criado “gatilhos” para iniciar esta transformação, como, por exemplo, projetos específicos. A ideia é investir em um ambiente, ou seja, nas competências e no conhecimento necessário para uma cultura de Transformação Digital permanente a partir de uma demanda específica. Este é um caminho, porque parte de objetivos específicos claros, o projeto e a solução em si, junto de objetivos secundários ainda mais importantes no longo prazo: uma cultura de aprendizado contínuo.
5) Você visualiza um novo cenário para a atuação digital das empresas em um ambiente pós-crise?
Esta crise, visivelmente, acelerou diversos processos de transformação tecnológica e cultural nos mercados e nas organizações. Por exemplo, empresas e gestores que não acreditavam no potencial e na eficiência do trabalho remoto foram obrigados a adotá-lo e a grande maioria, certamente, vai se surpreender com bons resultados.
Claro, muitas empresas terão problemas pontuais de segurança, infraestrutura insuficiente e se capacitarão para resolvê-los, alcançando um novo patamar organizacional. Com certeza, o que considerávamos “normal” antes desta crise vai mudar para um novo “normal” e uma coisa é certa: este novo “normal” envolve a adoção de mais tecnologia e sistemas do que antes. A cultura e as competências relacionadas à tecnologia, o skill shift, serão cada vez mais necessárias. Áreas de tecnologia capacitadas e preparadas para uma transformação digital contínua e a escolha de parceiros que acelerem estes processos certamente devem fazer parte das competências básicas das organizações de qualquer setor daqui para frente.
Edison Audi Kalaf é graduado em Ciência da Computação pela Unicamp, com MBA Executivo em Administração pelo Insper. Mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Empresário, atua como Sócio Diretor da Opus Software, empresa com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de soluções de software. É professor de cursos dos MBA Executivos do Insper e acumula mais de 15 anos de experiência como professor de cursos de MBA e Pós-graduação.
Webinar – Assista, na íntegra, o webinar Transformação Digital, conduzido pelo professor Edison Audi Kalaf, no qual foram discutidos os desafios e as oportunidades criadas pela evolução dos modelos de negócios e as principais características das plataformas digitais bem sucedidas.
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