Pesquisas demonstram que executivos possuem cada vez mais títulos de pós-graduação.
A pós-graduação é hoje muito mais do que apenas um curso de especialização.
Segundo a Unip, pesquisas recentes de consultor ias como Produtive demonstram essa tendência. Entre 400 executivos ouvidos, das regiões Sul e Sudeste do país, apenas 23% não possuíam um título de pós-graduação no currículo. Outro levantamento, realizado pela Catho, aponta para um diferencial nos salários do profissional pós-graduado, que recebe até 70% mais do que o mesmo profissional que cursou apenas a graduação. Para o professor Jesuíno Júnior, diretor de Pós-Graduação Lato Sensu da Unip, que desenvolve mais de 400 cursos de especialização em todo o Brasil, “se existiam dúvidas quanto aos benefícios que um curso de pós proporciona, tanto para a empresa como para o profissional, isso já ficou para trás.
Os gestores de recursos humanos não querem correr riscos e observam que a educação continuada mostra a vontade que cada um tem de evoluir. Afinal, continuar estudando aumenta as horas de trabalho dos profissionais”, destaca. Essencial também para formar redes de contatos Para Guy Cliquet, coordenador dos programas de Pós-Graduação do Insper, um dos grandes benefícios trazidos pela pós é o networking, rede de contatos profissionais que o aluno faz durante o curso.
“Existem muitos benefícios, mas a pessoa deve tomar cuidado para que essa rede seja objetiva e possa ajudar o profissional ao longo de sua carreira. Tenho notado que normalmente nos primeiros dias de aula o aluno já se tenturma com as pessoas com quem tem mais afinidade. Isso é natural, mas ele tem que diversificar sua rede. Existem casos nos quais, ao final do curso, a pessoa sé conhece uma parte da classe, nem tomou conhecimento dos outros, isso limita seus contatos. ” Outro excelente resultado da pós, segundo o professor Cliquet, é que o aluno desenvolve a capacidade de discutir e defender suas ideias. No ambiente mais arejado de uma sala de aula, ele tem a oportunidade de discutir com pessoas de outras áreas, com outra visão, abrindo seu mundo profissional de uma forma que ele não teria dentro de sua empresa, por exemplo.
” Mais um fator positivo é a troca de experiências: “a discussão entre profissionais de tendências e carreiras variadas é um grande diferencial, muito enriquecedor”, completa o especialista. Por que fazer uma pós uma maneira de o profissional mostrar o interesse pela profissão e pela carreira; Favorece o contato com uma série de profissionais e a troca de experiências; A educação continuada mostra a vontade que cada um tem de evoluir” Jesuino Júnior, diretor de Pôs-Graduação Lato Sensu da Unip Os cursos de Osgraduação podem representar um incremento de renda que compensa rapidamente o valor investido nos estudos; Há casos em que fazer uma pós permite redirecionar a carreira, ou seja, ingressar em novas áreas de atuação e oportunidades no mercado.
Fonte: Folha de São Paulo – 23/11/2014