Em agosto, damos início à 1ª turma do Doutorado em Economia dos Negócios.
Com uma proposta inédita no Brasil, o curso integra sólida formação em economia com aplicações em business e políticas públicas.
Em linha com essa proposta, a aula magna, com o tema “A especulação e as bolhas financeiras”, foi ministrada pelo economista José Alexandre Scheinkman, professor na Universidade Columbia (cátedra Edwin W. Rickert), na Universidade Princeton (cátedra Theodore A. Wells ’29) e pesquisador associado do NBER.
Fechada para alunos e convidados, a aula aconteceu no dia 5 de agosto. A aula magna foi transmitida em tempo real. Assista a gravação completa:
Antes disso, no dia 3, começaram efetivamente as atividades dos 11 alunos selecionados. Com quatro alumni do Insper, além de graduados ou com pós-graduação em Economia, o grupo tem alunos com formação em cursos distintos, como Direito, Políticas Públicas e Moda. A turma conta com alunos com passagem por escolas no exterior como University of Illinois – Urbana Champaign e San Diego State University.
“Pra fazer um doutorado tem que estar muito comprometido e motivado, além de ter boa formação. Procuramos pessoas com esse perfil”, afirma o coordenador do programa, Marco Bonomo.
O processo seletivo valorizou aqueles que querem ser pesquisadores de fronteira, para atuar como professores em instituições nacionais e internacionais.
“Queremos que outras escolas ou institutos de pesquisa tenham muito interesse em contratar nossos egressos”, complementa Sérgio Lazzarini, diretor da pós-graduação Stricto Sensu.
Embora todos os alunos sejam brasileiros, as aulas serão ministradas em inglês. Essa é uma prerrogativa do doutorado para facilitar o ingresso de estudantes estrangeiros, além de viabilizar o acesso dos alunos a escolas internacionais de renome.
Leia a entrevista que José Alexandre Scheinkman concedeu ao jornal O Estado de S.Paulo, publicada no domingo, dia 02/08/2015.
Conheça o Doutorado em Economia dos Negócios.