Com essa estratégia de ensino, estudantes recebem ajuda personalizada de acordo com seus percursos e objetivos, permitindo que sigam o próprio ritmo

As tecnologias de feedback automatizado estão entre as inovações de aprendizagem para trazer mais interatividade e personalizar os percursos de cada estudante. Elas fazem parte das características do curso de Ciência da Computação, lançado pelo Insper.
Desse modo, cada estudante receberá ajuda personalizada de acordo com o que já fez e aonde quer chegar. “Nesse aspecto, nosso objetivo é usar a tecnologia de feedback para valorizar as interações alunos-alunos e alunos-professores, criando uma comunidade de aprendizado constante em que o aluno tem um contato pessoal e próximo do corpo docente”, diz o coordenador do curso, o professor Fábio de Miranda.
Ao longo do curso também serão realizadas sprint sessions, dinâmicas de trabalho em equipe, com ciclos rápidos de feedback e foco na criação de softwares que resolvam problemas. Durante esses períodos, os alunos trabalharão juntos, aprendendo uns com os outros e praticando os diversos papéis exercidos por profissionais em um projeto de software: desenvolvedor, líder de projeto e líder de produto. Tais atividades juntarão alunos de diferentes anos, permitindo que os veteranos vejam quanto se desenvolveram e que os novatos se inspirem no crescimento dos colegas mais experientes.
Além disso, o diretor de graduação do Insper, Guilherme Martins, reforça a importância da integração entre todos os cursos de graduação para a formação analítica dos alunos. “Todos os nossos cursos de graduação têm uma experiência de período integral para que os alunos e alunas possam desenvolver suas competências em salas de aula ou nos laboratórios de ponta, utilizados para a criação de projetos voltados para atender a demandas reais de empresas”, afirma Martins.
+ Conheça todas as características do curso de graduação em Ciência da Computação