Cenário é de ritmo baixo da economia, restrições ao crédito e inflação.Preços dos carros ainda estão mais altos com o fim da redução do IPI. A inflação, restrições ao crédito e o ritmo mais baixo de crescimento da economia levaram o setor automotivo a vender e produzir menos.
Carros com taxa zero e descontos de até 10% são as ofertas de uma concessionária em São Paulo para seduzir os clientes. O gerente se esforça para mostrar confiança.
“Geralmente a primeira semana, a primeira quinzena não tem uma cara muito boa para o nosso mercado. Mas este mês já está começando um pouquinho melhor”, confessa Márcio Magalhães, gerente da loja.
Apesar dos descontos e promoções oferecidos pelas concessionárias, os preços neste ano estão mais altos do que no ano passado por causa do fim da redução do IPI.
Muitos consumidores, já prevendo os reajustes das montadoras, anteciparam a compra do carro novo em 2013 mesmo e não devem voltas às lojas tão cedo.
O aumento dos preços é um dos fatores que levaram as vendas a cair 12% em abril deste ano, na comparação com abril do ano passado.
Do começo do ano até agora, a queda acumulada já é de 5%. E se as vendas vão mal, a produção diminui: as montadoras produziram, em abril, 21,4% menos que no mesmo mês de 2013.
Uma combinação de fatores explica o cenário ruim, diz uma especialista do setor automotivo. Entre eles, estão: inflação e juros em alta; a queda da confiança do consumidor, que não está disposto a fazer grandes dívidas; e até o problema da Argentina afeta o país.
A crise econômica argentina, nosso principal comprador, fez despencar 31,9% as exportações de carros brasileiros. Mas, no curto prazo, alguém ganha com tudo isso.
“Não é um momento favorável para os produtores. Certamente é um momento favorável para os consumidores. Porque essa é uma indústria que demora algum tempo para ajustar o volume de produção. Enquanto eu estou fazendo esse ajuste, é muito bom porque o consumidor lá na ponta na realidade tem um poder de barganha muito maior do que normalmente”, pontua Letícia Costa, especialista no setor automotivo do Insper.
Fonte: Portal G1 – SP – 10/05/2014