Evento integrou a programação da Semana Mundial do Investidor, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO)
O Insper participou da programação da Semana Mundial do Investidor, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), com a realização de um debate, no dia 1º de outubro, sobre como evitar as possíveis armadilhas dos investimentos e o que é preciso para tomar decisões inteligentes e fazer o dinheiro render mais.
O evento contou com a participação de Patrícia Palomo, alumna de Economia e Diretora de Investimentos da Sonata Gestora de Recursos, Gabriel Cantu, Vice-presidente da ONG Bem Gasto, e Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper.
A falta de equilíbrio na relação com o dinheiro, a dificuldade de alcance de autocontrole na sociedade contemporânea e a variedade de ofertas de investimento oferecidas até em redes sociais foram alguns dos fatores elencados por Patrícia para o insucesso de muitos investidores. “Para evitar cair em armadilhas, é necessário sempre tentar entender a motivação de quem está oferecendo uma oportunidade, estar consciente de seu próprio perfil de investidor e saber que não há atalhos para ter bons rendimentos no mercado financeiro”.
O professor Ricardo Rocha ressaltou a necessidade de se estabelecer metas e de conhecimento básico sobre o mercado financeiro para garantir eficiência nos investimentos. Também detalhou os tipos de investimentos mais indicados para cada tipo de prazo – curto, médio ou longo. “Importante ressaltar que, antes de investir, o mais importante é saber guardar dinheiro. Esse continua sendo o melhor investimento em caso de falta de inspiração.”
O aplicativo Carteira Global, plataforma que possibilita conhecer e comparar diversos fundos de investimento, foi abordada por Gabriel Cantu. “O Brasil ainda sofre muito com desinformação financeira, e é nesse ponto que bancos podem atuar para ter lucro em cima do investidor. Essa iniciativa tem o objetivo de reunir o máximo de informações para um melhor conhecimento do mercado e uma tomada de decisão mais consciente”.