Evento reuniu searchers e investidores para debater os desafios e oportunidades dessa indústria nascente em nosso país
Há mais de uma década, o modelo de Search Fund é incentivado por escolas de negócios como Harvard, Stanford, IE e Iese. Ele representa uma alternativa para jovens executivos com perfil empreendedor se tornarem, cedo em suas carreiras, presidentes de pequenas e médias empresas, além de implementarem ganhos de eficiência, governança e crescimento. É também uma possibilidade para investidores comprarem, com gestão e governança, equity de pequenas e médias empresas (PME) brasileiras.
Para tratar sobre esse assunto, realizamos em parceria com o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV/EAESP, IE Business School e a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), no dia 30 de outubro, o seminário Uma empresa para chamar de minha: o futuro dos Search Funds no Brasil.
“Nós temos o objetivo de gerar conhecimento e fomentar a troca de ideias sobre essa indústria nascente no Brasil. Neste encontro, searchers dividirão sua experiência na busca, aquisição e gestão de PME no Brasil e investidores discutirão sobre alocação de capital em search funds brasileiros”, disse Andrea Minardi, Professora Senior Research Fellow do Insper. “A ideia é organizar pelo menos um evento anual sobre search fund em São Paulo”, complementou Newton Campos, Diretor e pesquisador do Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV/EAESP.
O evento contou com uma apresentação introdutória realizada por Christiano Jonasson, sócio-fundador da Paraty Capital, administradora fiduciária especializada em fundos de private equity, venture capital, corporate venture e search funds. Com o tema “Search Funds no Brasil: Estruturas e Investimentos”, Christiano abordou o cenário para search funds em nosso país, com destaque para as principais dificuldades enfrentadas pelos searchers e os benefícios da estrutura do fundo.
Searchers
Com o tema Desafios e oportunidades para os searchers brasileiros, o primeiro painel reuniu os searchers Marcelo Caiuby Novaes (Taqia Capital/IS Entrega), João Luís P. Lima (220 Capital/Agasus) e Thiago Assis (Kinase / Stoque), em um debate mediado por Newton Campos.
Entre os principais assuntos, foram compartilhadas experiências de percepção de sucesso ou fracasso no processo de busca de empresas, até finalmente conseguirem fechar uma aquisição; os aspectos do fundraising durante o search capital; a diferença do número entre os cotistas iniciais e os que exerceram a compra; e a sensação de ser, ainda jovem, presidente de uma empresa.
Investidores
O segundo painel, realizado com o tema Por que faz sentido investir em Search Fund no Brasil?, foi mediado por Andrea Minardi e contou com a participação de Rafael Bassani (Spectra Investimentos), Christiano Jonasson (Paraty Capital) e José Stella (QMC Telecom).
Os painelistas debateram o grande potencial de crescimento desse mercado no Brasil e a dinâmica do desenvolvimento de um ecossistema de searchfund em países emergentes; a interação com o searcher nas etapas de busca, investimento e após a aquisição; a conciliação de diferenças de expectativa entre investidores, as oportunidades e desafios enfrentados no Brasil; e os métodos de seleção de searchers.