16/08/2012 – Santander Empreendedor
Por: Marcelo Nakagawa
Que tal um desafio para você testar sua criatividade, seus conhecimentos culturais e sobre a empresa em que trabalha atualmente? O desafio é uma pergunta simples: Qual música melhor representaria a sua empresa? Se não entendeu a pergunta, imagine um videoclipe da sua empresa. Qual seria a música de fundo?Se tiver a oportunidade, compartilhe este desafio com seus colegas de empresa. Como professor e consultor na área de negócios preciso lidar com conceitos complexos (e muitas vezes, bem chatos) por meio de abordagens simples, inspiradoras e instigadoras. Uma das alternativas é fundir conceitos de negócios à música, pintura, desenho, teatro, escultura, entre outras combinações não usuais. A pergunta acima é uma forma subjetiva de discutir diversos aspectos de estratégia, governança, cultura organizacional, posicionamento de mercado, relacionamento com o consumidor, dependendo, é claro, da resposta dada pelo participante.
Uma rápida busca no YouTube, e pronto, temos o videoclipe da música e a ávida atenção de todos os presentes. Mas o que interessa agora é a sua resposta (e depois, a dos seus colegas de empresa). Ra, rai, ri, ri.. Qual é a música? – perguntaria o empreendedor Senor Abravanel. Se o seu repertório musical for muito limitado, que tal algo mais fácil? Desenho talvez?
Afinal todo mundo sabe rabiscar alguma coisa no guardanapo. Então, desenhe a estratégia da sua empresa em um pedaço de papel em um ou dois minutos. Peça para seus colegas de trabalho fazerem o mesmo. Depois, compare os desenhos.
Pode até fazer uma exposição de arte na área do cafezinho.Se os desenhos forem mais ou menos parecidos, parabéns! É bem provável que a sua empresa tenha uma estratégia clara e todos a conheçam. Mas esta situação é bem rara nas organizações. A imensa maioria das situações em que esta dinâmica de grupo é aplicada, os desenhos são bem diferentes.
Neste caso há duas explicações possíveis: 1) a empresa até tem uma estratégia definida, mas ninguém (ou poucos) a conhece 2) a empresa, definitivamente, não tem nenhuma estratégia. Se o resultado do teste do desenho com seus colegas de trabalho apontar para esta última explicação, uma música que pode ilustrar sua empresa é Nada Sei, escrito por Paula Toller e George Israel. O refrão desta música “Sou errada, sou errante. Sempre na estrada. Sempre distante. Vou errando.
Enquanto tempo me deixar” brinca com o verbo errar, de cometer um erro e ao mesmo tempo de vagar sem destino.Quantos empresários que você conhece demonstram que não precisam saber para onde vão, só precisam ir.
Quantos se contentam com a mesmice e não querem ter o que não ainda não têm e vivem sem motivos e nem objetivos? O que mais observo nas organizações, principalmente nas de menor porte, é a ausência de uma estratégia competitiva clara de crescimento diferenciado e sustentável. Organizações sem estratégia erram porque não determinam objetivos claros e por esta razão, caminham sem destino. E erram novamente.