Home/Noticias/Saúde suplementar: como o setor está sendo impactado pela crise?
NOTÍCIAS
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saúde suplementar: como o setor está sendo impactado pela crise?
14/04/2020
Leandro Fonseca e David Kallás, professores do Insper, debateram sobre o panorama da pandemia, impactos econômicos e potenciais ações das empresas da saúde suplementar
No dia 13 de março, promovemos o webinar O impacto do Coronavírus na Saúde Suplementar. Neste seminário virtual, Leandro Fonseca e David Kallás, professores do Insper, debateram sobre o panorama da pandemia, impactos econômicos e potenciais ações das empresas da saúde suplementar.
De acordo com Leandro, o impacto esperado é diverso entre os elos da cadeia de valor do setor de saúde suplementar e, mesmo dentro dos elos, depende do posicionamento estratégico das empresas diante dessa crise.
“É possível esperar que haja um impacto importante especialmente para operadoras de planos de saúde. Procedimentos eletivos e internações foram adiados, até mesmo pelo comportamento do usuário, evitando os ambientes hospitalares. Mas esse é um recuo do mar diante de dois tsunamis: um, o da inadimplência, e outro, o do desemprego”, destacou Leandro.
David Kallás ressaltou estudo que mostra ondas de diferentes características de enfermidades que podem impactar os hospitais. “A primeira onda é de pacientes de Covid-19. A segunda, consiste em outros pacientes urgentes que não são de Covid e que vão concorrer por recursos e leitos. A terceira onda é formada por pacientes de doenças crônicas que não foram tratadas nesse período e, a última, composta por problemas de saúde mental causados pelo período de isolamento, desemprego e burnout”.
O encontro também discutiu os impactos da crise sobre os diferentes portes de empresas de saúde suplementar e hospitais, a respeito da indústria farmacêutica e dos laboratórios de exame e análises clínicas como elos menos afetados, o nível muito baixo de testagem do novo coronavírus no Brasil, em comparação com outros países, a relação cada vez mais digital entre operadoras e beneficiários, a percepção da importância do SUS pela população, estratégias que as empresas devem estabelecer durante esta crise, entre outros assuntos.
O seminário virtual foi finalizado com sessão de respostas às perguntas dos espectadores.