Antes de cursar o MBA Executivo em Gestão de Saúde HIAE – Insper, Luiza Cruz, que é gerente de Mercado Corporativo da AxisMed – Gestão Preventiva da Saúde, já tinha uma longa trajetória em áreas relacionadas à saúde e aos esportes.
Formada em Educação Física e em Psicologia, e com pós-graduação em Promoção de Saúde pela USP – “Busquei entender mais sobre o sistema e as condições de saúde no Brasil” –, Luiza já foi técnica de basquete de um clube de destaque na modalidade (Esporte Clube Sírio). Além do sucesso no esporte, a executiva também tem outro marco na carreira, que é o fato de ter escrito um bem-sucedido livro sobre as Seis dimensões da Saúde (leia mais abaixo).
Depois de sua jornada na seara esportiva, Luiza Cruz decidiu levar suas vivências para o mundo corporativo, onde ela poderia unir sua experiência em quadras ao conhecimento em saúde para atuar na conscientização das pessoas e formatação de programas corporativos de qualidade de vida.
“Hoje, se fala muito sobre o tema e é fácil encontrar projetos do gênero. Mas imagine como era abordar as empresas com esse assunto há 15 anos. Éramos pioneiros”, relembra. Na época, Luiza era gerente de Educação e Saúde do CPH, que presta serviços na área de qualidade de vida para empresas.
Antes de chegar à AxisMed, pioneira e líder no mercado de monitoramento de saúde populacional do país, Luiza atuou como consultora em diversas empresas. Foi o momento que decidiu cursar o MBA Executivo em Gestão de Saúde HIAE – Insper. “Vi que era hora de passar para a gestão dos projetos, sair do operacional e atuar na estratégia e estruturação dos programas, inclusive implementando indicadores e metas claros e mensuráveis”, explica Luiza.
Ela encontrou no MBA Executivo em Gestão de Saúde o conhecimento em gestão que buscava. “Adquiri uma visão fundamental para desenvolver ainda mais minha carreira”, comenta.
Com o MBA cursado entre 2007 e 2008, Luiza, que é integrante da Comunidade Alumni, ainda mantém contato estreito com o Insper de diferentes maneiras. Primeiro, compartilhando sua experiência com os próprios alunos do MBA Executivo em Gestão de Saúde HIAE – Insper. Ela também mantém relacionamento profissional com o Insper, pois é responsável por um programa de gestão da saúde e acompanhamento de riscos que a AxisMed desenvolve para a Escola.
E, por fim, tem atuação voluntária: “Colaboro com algumas horas de trabalho para a estruturação e o planejamento das ações do Programa Vida com Qualidade do Insper”, conta Luiza.
Seis Dimensões da Saúde
No livro que Luiza Cruz escreveu com mais três colegas, as autoras explicam como as boas escolhas e a visão holística do ser humano são os pontos de partida para conquistar boa qualidade de vida e manter a saúde em dia.
Para isso, elas explicam no livro, é necessário dar atenção a seis dimensões em sua vida: Física, Emocional, Espiritual, Social, Intelectual e Profissional, sendo esta relacionada a trabalhar em atividades que gosta e em ambiente provedor de boas condições para o bem-estar e qualidade de vida.
O livro, que é destinado ao mercado corporativo e pode ser personalizado para empresas, já vendeu mais de 130 mil exemplares.