Visto na empresa como um executivo talentoso, figura importante na consolidação da marca Gafisa e no seu posicionamento de destaque no mercado Imobiliário brasileiro. Sandro Gamba – engenheiro civil com MBA Executivo pelo Insper e Gestão Imobiliária pela FAAP – iniciou sua trajetória na empresa em 1995. como estagiário de obra, passando por todas as etapas até ocupar cargos de diretoria. o que lhe permitiu uma visão completa de todas as etapas de construção e incorporação da companhia. Quase 19 anos depois, com 38 anos de idade, e no ano em que a empresa celebra 60 anos de atividades, Gamba, agora como novo CEO da Gafisa. fala aqui sobre essa trajetória e os desafios com vistas ao futuro.
P – A Gafisa está celebrando 60 anos de atividades, os últimos 18 acompanhados de perto pelo senhor, que entrou na empresa, ainda como estagiário. De toda a sua vivência, desde então, o que a companhia precisa resgatar, ou então manter, como no início das suas atividades?
Sandro Gamba – Uma grande construtora e incorporadora, como e o caso da Gafisa, precisa sempre manter a sua tradição e deixar o seu legado para o mercado em que atua. A Gafisa, ao completar 60 anos. utiliza de toda sua tradição e capacidade de execução já comprovada para superar os novos desafios, buscando sempre se inovar antecipando tendências com produtos diferenciados. Não entregamos apenas m= de construção, buscamos a atender as expectativas dos nossos clientes com tecnologias em nossos empreendimentos, transparência durante o processo de compra da unidade e um bom relacionamento após a entrega das chaves. Nos preocupamos desde o momento em que realizamos a compra de um terreno, na hora em que entregamos as chaves para um novo morador e também no pós-entrega. com a assistência técnica.
P – Sob sua gestão, recém-iniciada, o que deverá ser mudado na Gafisa a partir de agora?
SG – Na minha gestão temos como foco principal aumentar a rentabilidade da companhia, com a maior eficiência e o controle das operações. Com o aprimoramento dos processos e a adoção de novas práticas de backoffice. já atingimos Uni aumento de 20% na produtividade da área de serviços compartilhados. Além disso, adotamos novos procedimentos na cadeia de fornecimento e na própria operação. Com 60 anos de operação. que completamos em 2014, a Gafisa quer usar a tradição e experiência adquirida no mercado e, ao mesmo tempo. antecipar tendências e apresentar inovações, desenvolvendo os projetos de maneira segmentada. Estamos concentrando as operações neste momento em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde temos grande expenise e há um potencial nessas regiões.
P – De estagiário a presidente. Oque mudou no mercado imobiliário, como um todo, nestes últimos 18 anos? E. em especial para a Gafisa SA?
SG – Desde que ingressei na companhia como estagiário, muita coisa mudou no mercado imobiliário. Além do controle da Inflação em níveis aceitáveis e da baixa das taxas de juros, a criação de novas regras no setor permitiu a retomada do crédito imobiliário nos bancos privados e maior segurança aos agentes financeiros, empresários e compradores. Com o aumento do emprego formal e da renda da população. milhões de pessoas passaram a ter acesso à aquisição da casa própria, gerando uma nova demanda para o mercado imobiliário. Criou-se também um volume adicional de produção nos últimos anos e novas empresas entraram no setor, tornando o mercado mais competitivo, desafiando as companhias a superar o desempenho. Minha carreira na Gafisa foi desenvolvida no core business da companhia. nas áreas de construção e incorporação . Trabalhei em todas as áreas do ciclo do negócio imobiliário, na incorporadora e construtora. Nos últimos cinco anos ocupei cargos de diretor de Prospecção, de Incorporação, diretor regional SR diretor superintendente de Incorporação e Construção e diretor executivo e isso me permitiu uma visão completa de todas as etapas de construção e incorporação da companhia.
Para a Gafisa. as mudanças no mercado imobiliário nos últimos 18 anos foram fundamentais para que a empresa buscasse se adequar aos novos tempos. sempre antecipando tendências, sem, no entanto, deixar de lado a tradição.
P – Em sua trajetória dentro da companhia o senhor foi testemunha, também, de Inúmeras ações e de projetos pioneiros, seja em lançamentos diferenciados, seja voltados aos colaboradores, as comunidades de entorno etc. Dentre esses há algum que o tenha marcado particularmente?
SG – Participei e participo de diversos projetos importantes, inovadores e complexos dentro da Gafisa, sendo que alguns levaram anos para serem concluídos. Entre todos, considero o projeto de formação de profissionais o mais importante deles. Ter a oportunidade de formar e desenvolver bons profissionais para a empresa e para o mercado com certeza é algo que me marca particularmente. Atuais diretores e gerentes da minha equipe já foram meus estagiários, e contribuir para a formação de suas carreiras profissionais é uma experiência marcante.
Fonte: Valor Econômico
Data: 14/10/2014