Iniciativa permite que os alunos coloquem em prática o conhecimento aprendido em sala de aula em um ambiente real de negócios, com todos os desafios que enfrentariam na vida profissional
Solucionar problemas reais de empresas com metodologia e eficiência é o desafio que os alunos do 6º semestre de Administração do Insper aprendem, na prática, nas aulas de Resolução Eficaz de Problemas (REP). O programa, que é uma iniciativa pioneira da escola, já treinou mais de 1.800 alunos e apresentou mais de 200 projetos para mais de 150 companhias, desde 2011. No final de junho, estudantes, empresas, mentores e professores comemoraram o encerramento do ciclo com o reconhecimento dos melhores projetos e dos estudantes que se destacaram na disciplina.
“O REP permite que os alunos coloquem em prática o conhecimento aprendido em sala de aula em um ambiente real de negócios, com todos os desafios que enfrentariam na vida profissional”, explica Guilherme Martins, coordenador do curso de Administração do Insper e professor das aulas do REP. “O grande diferencial é que eles têm que lidar com problemas reais, como dificuldade de coletas de dados, possíveis problemas de gestão da empresa e os desafios de trabalhar em uma equipe diversa”, destaca o professor.
Imersão
Durante todo um semestre, cerca de 150 alunos são divididos em 30 grupos escolhidos pela equipe executiva do REP para entender e apresentar soluções para desafios enfrentados por empresas de pequeno, médio e grande porte de diferentes segmentos da economia. O programa começa com uma imersão de uma semana na empresa parceira para entender o escopo. Depois, é hora de iniciar as visitas semanais para dar andamento ao projeto.
“Ao final do ciclo, as empresas utilizam as soluções apresentadas e conseguem melhorar a gestão e ter retorno financeiro expressivo, podendo chegar a milhões de reais, dependendo do tamanho do negócio”, explica Martins. “Muitos dos alunos também são contratados pelas empresas para realizar a implementação e trabalhar no projeto.”
Ferramentas e Métodos
Os estudantes utilizam ferramentas de estatísticas e métodos de resolução de problemas apoiados por mentores, executivos do mercado e sócios de consultorias, que orientam o grupo no processo de desenvolvimento.
Os trabalhos podem ser desenvolvidos nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos ou Operações. Os estudantes já apresentaram soluções para problemas enfrentados na otimização de mão de obra, estratégia de vendas de produtos e maior eficácia no retorno de vendas em relação aos gastos com Marketing.
“Para que o projeto seja realmente efetivo é necessário que a resolução do problema esteja atrelada a uma meta ou bônus do executivo responsável, isso garante o comprometimento de todos com o tema”, destaca Martins. Para as empresas, o projeto ainda possibilita a dedicação de um time exclusivo especializado a um tema, sem necessidade de alocar verba ou profissionais para isso.
Ao final do ciclo, os alunos que se destacaram, tanto individualmente como em grupo, podem receber as certificações – em parceria com a Falconi Consultores de Resultado – Green Belt Insper ou Yellow Belt Insper, que atesta a capacidade do profissional em solucionar questões complexas pelo método estruturado de resolução. Um diferencial reconhecido pelo mercado na hora de buscar um estágio.
Saiba mais sobre o programa