As reclamações contra marketplace – grandes sites que vendem produtos próprios e de pequenos lojistas – estão explodindo no país. No ano passado inteiro, o Reclame Aqui, maior site de reclamações de consumo do Brasil, registrou 25.800 queixas; só nos últimos seis meses, foram 46 mil, um aumento de 78%.
Segundo o CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, a previsão é de que o número aumente ainda mais, por conta da aproximação da Black Friday e do Natal.
Para o professor de Direito Digital Renato Ópice Blum, do Insper (Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia), cabe ao pequeno lojista resolver alguns problemas, como produtos entregues com defeito.
A assessora técnica do Procon-SP Fátima Lemos alerta, no entanto, que nem sempre o consumidor tem informações claras na hora da compra: muitas vezes, ele só percebe que está comprando de um pequeno lojista na hora do pagamento.
Nesses casos, Fátima Lemos diz que o marketplace é quem deve ser procurado.
Fonte: Band.com – SP 24/10/2016