Em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), reunimos mais de 700 estudantes do ensino médio para fomentar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia
Cerca de 40 estudantes do ensino médio receberão a mentoria e apoio do Insper para o aperfeiçoamento de projetos de Engenharia. A escola firmou uma parceria inédita com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), o maior e mais importante evento do setor no país, e fez a seleção de projetos desenvolvidohttps://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/s e apresentados por alunos durante a feira.
“Priorizamos os projetos que têm sinergia com as áreas de ensino do Insper para que possamos apoiar os grupos escolhidos no aperfeiçoamento das ideias. Além disso, estimulamos os participantes a seguirem no desenvolvimento de ideias inovadoras nos ramos da Ciências, Tecnologia e Engenharia”, destaca Vinicius Licks, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do Insper.
Os grupos ganhadores e seus orientadores participarão de um workshop e de um dia de trabalho no FabLab da escola, onde poderão utilizar os equipamentos do laboratório para aprimorar as ideias apresentadas durante a feira. O espaço conta com ferramentas modernas como fresadoras, impressoras 3D e cortadoras. Os estudantes poderão vivenciar uma experiência única, já que o Insper é a primeira escola de Engenharia do Brasil a ter um laboratório desse tipo.
Os projetos Da Água Suja à Energia Limpa: Utilizando o Potencial Energético do Rio Tietê, Confeitaria de Precisão Utilizando Impressora 3D de Chocolate e Desenvolvimento de Cadeira de Rodas Motorizada com Sistema de Recarga por Energia Solar receberão ainda mentoria do Centro de Empreendedorismo do Insper (Cemp) e dos professores da escola, viabilizando que as ideias saiam do papel e possam ser concretizadas. Entre os projetos escolhidos, quatro são da rede pública e seis da rede particular de escolas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Tocantins.
Na 17ª edição do evento, que aconteceu na primeira quinzena de março, alunos dos 8º e 9º ano do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o país apresentaram projetos com fundamento científico nas diferentes áreas da Ciência e da Engenharia, reunindo mais de 700 estudantes.
“Nosso objetivo é estimular e fomentar o interesse que esses jovens já apresentam pelo desenvolvimento de ideias inovadoras, desenvolvendo novas tecnologias, alinhados com a filosofia da escola: aprender fazendo na prática”, conclui Licks.
Conheça a lista de projetos vencedores:
CASO |
ÁREA |
ESCOLA |
Da água suja à energia limpa: utilizando o potencial energético do Rio Tietê
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Engenharia |
Colégio Renascença – SP |
Confeitaria de precisão utilizando impressora 3D de chocolate
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Engenharia |
CEFET -Unidade BH, Campus I e II – MG |
Desenvolvimento de cadeiras de rodas motorizada com sistema de recarga por energia solar
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Engenharia |
IFTO – Instituto Federal do Tocantins – TO |
One Guitar: tecnologia assistiva no auxílio rítmico do violão para pessoas sem um dos membros superiores
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Engenharia |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – RS |
Sistema automatizado de recolhimento de varal (SARV)
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Engenharia |
Colégio FAAT – SP |
Smatleg: prótese transfemoral inteligente – fase 3
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Engenharia |
IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – RS |
Sofphenix
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Engenharia |
Sant’Anna International School – SP |
Tecnologia assistiva para caminhada de deficientes visuais (TACDV) – Fase 2
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Engenharia |
Colégio FAAT – SP |
Desenvolvimento de ferramentas para identificação de padrões associados à discriminação de gênero em textos através de algoritmos de processamento de linguagem natural
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Ciência da Computação |
Colégio Técnico
de Campinas – UNICAMP – SP |
Conversão eletromecânica de energia sonora em elétrica
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Física |
Colégio Visconde de Porto Seguro – SP |