Home/Noticias/Desafio estimula a criação de campanhas para divulgação do Projeto Campo Favela
NOTÍCIAS
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Desafio estimula a criação de campanhas para divulgação do Projeto Campo Favela
12/05/2020
Proposta por Giuliana Isabella, professora do Insper, iniciativa mobilizou alunos de Marketing 1 para a realização de vídeos com o objetivo de divulgar o projeto e ampliar as doações
No último mês de abril, Giuliana Isabella, professora do Insper, promoveu um desafio para suas duas turmas de Marketing 1 do 5º semestre de Administração: elaborar uma campanha viral com o objetivo de divulgar e arrecadar doações para o Projeto Campo Favela, iniciativa liderada pelos professores Lars Sanches, André Duarte, Adalto Barbaceia Gonçalves e Carla Ramos, além de Giuliana, para conectar a produção de pequenos agricultores com favelas de São Paulo que sofrem com a falta de alimentos por conta da queda de renda e isolamento social.
“A ideia era que os alunos utilizassem os conteúdos do curso, mas que também aprendessem a aprender, criando a campanha da forma que fizesse mais sentido para eles”, conta Giuliana. A atividade foi pensada de forma extracurricular e de modo que não sobrecarregasse os alunos, que enfrentaram o desafio na semana anterior e na própria semana de provas.
Os vídeos produzidos passaram por um período de uma semana no qual puderam ser compartilhados pelos alunos. O critério para estabelecer os vencedores foi a contagem de visualizações. “Nesse quesito, o processo de aprender a aprender também foi em relação à professora. Aprendi muito sobre como mensurar e rastrear os vídeos em diversas plataformas. Foi um ganha-ganha de conhecimentos”, explica Giuliana.
No final, duas produções foram vencedoras: uma com mais visualizações no Youtube e, outra, no Instagram.
“A matéria de Marketing 1 é o primeiro contato dos alunos com o tema e as campanhas realizadas foram muito legais, tanto em relação à construção dos vídeos como às estratégias de divulgação. Mesmo neste período de adversidades, os grupos foram atrás de aprender coisas novas, de como construir uma campanha de marketing social e de como persuadir as pessoas para divulgarem seus trabalhos. Vejo as alunas – dos dois grupos – como verdadeiras vencedoras, pois é isso que o mundo precisa: pessoas proativas que estejam dispostas a ajudar outras pessoas e a aprender a colocar em prática novos conhecimentos”, ressalta Giuliana.
Pensar em um vídeo que chamasse a atenção das pessoas para ser assistido até o final foi um dos principais desafios, de acordo com Carolina Pupo, integrante do grupo que produziu o vídeo com mais visualizações no Youtube. “Aprendemos o jeito certo de comunicar com o nosso público-alvo e como persuadir outras pessoas a não só doarem, mas também compartilharem a campanha, o que não é nada fácil, dado que nem todos se identificam de primeira com causas sociais.”
Além do aprendizado, Carolina conta que a sensação de poder ajudar o Projeto Campo Favela é muito gratificante. “Já participamos de muitos projetos sociais, inclusive a maioria de nós fez parte do GAS Insper, e é algo que nos faz muito bem. Mais legal ainda é poder ajudar essas pessoas que, de certa forma, não fazem parte do nosso dia a dia, pois isso só aumenta nosso horizonte de mundo. E ver a felicidade das pessoas que estão sendo ajudadas faz tudo valer a pena.”
Para Katherine Vescovi, integrante do grupo que produziu o vídeo com mais visualizações no Instagram, o principal aprendizado foi muito além do que propriamente o lado técnico. “Meu maior aprendizado foi constatar que, tendo boas intenções e um objetivo claro, junto com determinação e vontade de fazer a diferença, não tem erro. É tudo uma questão de resiliência e de não desistir de primeira, ainda mais quando existem pessoas que dependem do seu trabalho.”
Katherine também ressalta que ficou muito feliz ao perceber a capacidade de impactar e ajudar pessoas, ainda mais em um momento de crise. “Já havia participado de um projeto em Heliópolis e queria novamente me engajar numa causa que me identificasse. Somos muito privilegiados e acredito que devemos, cada vez mais, criarmos a consciência do quão importante é agirmos com responsabilidade social”.
Confira as produções vencedoras:
(As visualizações não refletem os resultados do desafio. Os vídeos foram realocados para o canal do Projeto Campo Favela)
Campanha vencedora no Youtube
Por Carolina Pupo, Júlia Vazquez, Maria Vitória Lins e Juliana Lombardi
Campanha vencedora no Instagram
Produzido por Katherine Vescovi. Divulgação por Katherine Vescovi e Beatriz Vallini
Crowdfunding
No período em que foi realizado o desafio, a iniciativa que conecta pequenos agricultores com favelas de São Paulo ganhou o nome Projeto Campo Favela, em uma criação em colaboração com a professora Carla Ramos. Também foi elaborada uma plataforma de crowdfunding para receber as doações (até o dia 20 de maio). Para acessá-la, clique aqui.