Primeiro livro digital do Insper apresenta dados reais para apoiar profissionais de marketing analítico na resolução de problemas da área
Nossos professores Pedro J. Fernandez, Paulo C. Marques, Tiago Mendonça dos Santos e Hedibert F. Lopes acabam de lançar o livro Data Science, Marketing & Business. Este é o primeiro livro digital publicado pela escola.
A abordagem parte de problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais. O princípio é tornar acessível a análise de ciência de dados aos profissionais de Marketing Analítico e áreas correlatas na resolução de problemas relacionados à segmentação, posicionamento de marca, gestão de portfólio, além de escolhas de consumo e análise de documentos.
O livro tem como principal autor e organizador o professor Pedro Fernandez, matemático e estatístico que, após uma prolífica carreira acadêmica no IMPA, empreendeu com grande sucesso na área de pesquisa de mercado, tendo sido fundador e CEO da empresa que veio a constituir a Ipsos no Brasil, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado. Esta experiência rara, que combina excelência acadêmica com sucesso empresarial, é o que confere ao livro sua qualidade única.
Para construção dos capítulos, os autores e organizadores do livro, Pedro Fernandez e Paulo Marques, se inspiraram no conceito de Literate Programming, do autor Donald Knuth, em que os códigos computacionais permeiam toda a teoria e dados, amarrando os conceitos às práticas e trazendo técnicas a serviço dos negócios.
Outro diferencial da obra é que ela está em constante transformação. Lançado inicialmente com cinco capítulos, o livro ganhará novos conteúdos a partir das atualizações de mercado e sugestões dos leitores. Inclusive, o próximo está previsto para lançamento ainda neste semestre.
A versão completa está disponível em nossa página para os leitores ávidos por uma visão analítica e contemporânea dessa temática //datascience.insper.edu.br/index.html
Se você quer saber mais sobre a profissão de cientistas de dados, conheça nosso Programa Avançado em Data Science E Decisão
Sobre os autores:
Pedro J. Fernandez
Mestre em Economia e Matemática. PhD em Estatística Matemática.
Professor Assistente. Departamento de Estatística. Universidade da Califórnia, Berkeley.
Professor Associado. Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Rio de Janeiro.
CEO. Marketing Decision Systems. (1987-1989)
CEO. Novaction Marketing Consultants. (1989-1997)
CEO. Ipsos Brasil. (1997-2002)
Professor Associado. Escola de Negócios da Fundação Getúlio Vargas. (2002-2008)
Atualmente, é Professor Visitante do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.
O autor tem muitos anos de experiência, criando e desenvolvendo empresas de sucesso no mercado de Marketing Research. É autor de diversos artigos e livros em suas áreas de interesse.
Paulo C. Marques F.
Bacharel em Física e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo. Empreendedor na área de tecnologia e consultor, atualmente é Professor e Pesquisador do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.
Tiago Mendonça dos Santos
Bacharel, Mestre e Doutorando em Estatística pela Universidade de São Paulo, atualmente é Professor do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.
Hedibert F. Lopes
Bacharel e Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. PhD em Estatística pela Duke University. Foi Professor da Chicago Booth School of Business. Atualmente é Professor Titular de Estatística e Econometria do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.