Em 13/05, os professores da futura graduação em Engenharia Insper, Vinicius Licks e Heloisa Neves, participaram do evento Fab Educação no Garagem Fab Lab, onde Heloisa é sócia.
Os FabLabs são laboratórios de criação e fabricação, e têm como proposta trazerem a capacidade produtiva para as mãos dos indivíduos. O objetivo é projetar e fazer você mesmo. Esse conceito foi apresentado por Heloisa durante a apresentação do seu espaço.
Essa edição do evento teve como tema “O movimento maker e a filosofia hands on no ensino e aprendizagem” e contou também com a participação de Patrícia Gomes, do site Porvir, que apresentou os métodos makers e seus impactos no ensino e aprendizagem, e Cristiana Mattos, do Colégio Bandeirantes, falando sobre um makerspace para o ensino fundamental.
Vinicius Licks lançou um desafio ao público durante sua palestra. Contou a história de um garoto que desde muito jovem era interessado nessa filosofia, quando ainda nem se ouvia falar dela. Aprendeu a programar sozinho, participou de feiras desenvolvendo projetos de ciências no colégio e chegou à faculdade, formando-se em Engenharia Mecatrônica.
Licks questionou como esse garoto conseguiu aprender. As respostas foram diversas: fazendo, resolvendo problemas, por meio da curiosidade, compartilhando, tendo acesso a equipamentos, entre outras.
Por fim, disse que essa era sua história. E se ele aprendeu dessa forma, acredita que é possível ensinar também dessa forma, com experimentação e mão na massa desde o início.
Essa é a proposta da graduação em Engenharia Insper: “uma escola que se utiliza desse processo de experimentação que o aluno aprende e tem contato com projetos de Engenharia durante 5 anos, não só no final da faculdade, como tem acontecido”, afirma o professor. “Teremos um FabLab no Insper e pretendemos criar um espaço para construir um percurso de aprendizado que faça sentido para os alunos de Engenharia, e também de Administração e Economia”.
Licks apresentou como será a graduação em Engenharia e o evento finalizou com um grande bate-papo entre os participantes, na maioria professores e coordenadores de colégios do ensino médio e fundamental.