Grupo liderado pelo professor cria solução inovadora para combater a crise de confiança na imprensa
Nosso professor do curso de Jornalismo Pedro Burgos venceu o hackathon do International Symposium on Online Journalism, realizado pela Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, no dia 11 de abril. Os participantes tiveram um dia para desenvolver um produto que usasse a tecnologia para fortalecer a credibilidade do jornalismo.
O time vencedor, liderado por Burgos, desenvolveu um programa que gera um selo de informações nutricionais a partir do link de uma notícia. O computador analisa um artigo e gera informações como o número de links externos, fontes ouvidas, se há fotos ou gráficos originais, tempo de leitura e dados dos autores da reportagem.
“Da mesma forma que é importante para o consumidor saber o quanto de açúcar ou sódio está presente em um alimento, entendemos que a transparência do veículo jornalístico, considerando os elementos que compõem uma reportagem, ajuda a criar laços de confiança com o leitor”, afirmou Pedro Burgos.
No protótipo apresentado no Hackathon, o selo nutricional era apresentado ao leitor com uso de bots no Twitter e um plug-in de navegador.
O hackathon foi realizado em uma empresa de jornalismo, o Texas Tribune, e o time pôde entrevistar os profissionais para entender as necessidades deles, além de usar os recursos da empresa para desenvolver as soluções.
Além de Pedro Burgos, jornalista com experiência também em programação, a equipe contou com Ravithej Chikkala, especialista em machine learning, na Índia; Yvonne Ong, estudante de administração de Cingapura; Mark Henricks, jornalista americano; Lyng-Hou Ramirez, jornalista venezuelana-americana; e Ondrej Jurik, da ONG Open Society, na República Tcheca. A multidisciplinaridade e diversidade da equipe fizeram a diferença para o desenvolvimento do projeto.

Aqui no Insper, Pedro Burgos integra o grupo de professores do curso de Jornalismo. Recentemente, lançamos o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo com objetivo de preencher as lacunas e contribuir para elevar o nível do debate público, com a busca da verdade factual a partir de dados.
As inscrições podem ser realizadas por meio do site do Insper.